Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Coluna do Auro Ida

ARTIGO

PSDB garante vaga e PT pode perder um deputado federal, crê articulista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá mudar a composição da bancada federal de Mato Grosso, eleita em 3 de outubro passado. A alteração ocorrerá caso o registro do deputado federal Pedro Henry (PP) vier a ser deferido como aconteceu hoje com o deputado federal Beto Mansur (PP-SP), que é, de acordo com a Folha On Line, similar ao do parlamentar mato-grossense. Os mais de 80 mil votos de Pedro Henry seriam, então, considerados válidos, mudando o conciente eleitoral.


Se isso acontecer, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) estaria fora, mas, para a sua sorte, o TSE deverá dferir o registro do candidato Willian Dias (PTB), que concorreu na sua coligação. Os mais de 2 mil votos, conseguidos pelo ex-policial, não serviram para colocá-lo nem na suplência, mas serão fundamentais para o tucano. Com os votos dele, o PSDB assegura a eleição de Nilson Leitão e quem fica na corda bamba é o deputado federal eleito Ságuas Moraes (PT).

O processo de Willian Dias começou a ser julgado ontem pelo pleno do TSE. O resultado parcial é três votos contra zero a seu favor, sendo que a ministra Carmem Lúcia pediu vistas do processo. A tendência é da corte superior eleitoral deferir o seu registro. Dessa forma, Nilson Leitão fica livre da ameça de perder o mandato e agora o "fantasma" passa atormentar Ságuas Moraes.

O petista só vai assegurar o mandato, caso o TSE vier a indeferir o registro de Pedro Henry. E, por ironia, os 2 mil e poucos votos, conseguidos por Willian Dias, que foi, inclusive, motivo de chacota de tucanos, poderá salvar o mandato do único parlamentar federal eleito pela legenda. Pelo jeito. o PT de Mato Grosso jogou pedra na cruz. Tá numa onda de azar, que chega a dar dó.

Não elegeu os seus principais lí­deres, respectivamente, o deputado federal Carlos Abicalil e a senadora Serys Slhessarenko, que invert eram os papéis na disputa do pleito eleitoral. E, agora, corre o risco de perder o único deputado federal eleito pelo partido. Se essa maré continuar, o deputado estadual reeleito Ademir Bruneto, que representa o PT do Nortão, precisa colocar a barba de molho. Se der sopa pro azar, poderá aconteceralguma coisa e também perder o mandato. Pelo sim, pelo não, não custa nada fazer mandiga para espantar o azar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet