Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

COMBATE BIOLÓGICO

Sorriso começa projeto para acabar com a dengue por meio de libélulas

O Clube Amigos da Terra (CAT), de Sorriso (410 km de Cuiabá) e a Secretaria de Saúde do município lançaram nesta terça-feira, de manhã, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o projeto de Controle Biológico da Dengue. O objetivo é realizar uma campanha de conscientização e combate da dengue a partir do controle biológico do mosquito Aedes aegypti, utilizando a Crotalária. A planta é uma espécie de leguminosa com capacidade de atrair as libélulas, que também depositam os ovos em água parada. En

O Clube Amigos da Terra (CAT), de Sorriso (410 km de Cuiabá) e a Secretaria de Saúde do município lançaram nesta terça-feira, de manhã, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o projeto de Controle Biológico da Dengue. O objetivo é realizar uma campanha de conscientização e combate da dengue a partir do controle biológico do mosquito Aedes aegypti, utilizando a Crotalária.


A planta é uma espécie de leguminosa com capacidade de atrair as libélulas, que também depositam os ovos em água parada. Entretanto, as larvas das libélulas se alimentam das larvas do mosquito Aedes, realizando assim o controle biológico da dengue.

De acordo com o secretário de Saúde, Ednilson de Lima Oliveira o projeto é mais uma iniciativa de combate a dengue em Sorriso. Para isso serão distribuídas sementes de Crotalária juncea, para serem plantadas em terrenos baldios, áreas públicas, quintais e vasos.

“Queremos de forma especifica sensibilizar e conscientizar os cidadãos sorrisenses da importância de manter o controle e os cuidados com a dengue. O plantio da Crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu lixo, plantas, caixa d’água, calhas, lonas e pneus,” destacou o secretário.

A distribuição das sementes será feita pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, durantes as visitas. As escolas também participarão das da distribuição de sementes e de atividades de sensibilização e divulgação do projeto.

O projeto de controle biológico da dengue foi proposto pelo Clube Amigos da Terra (CAT), que buscou parceria junto à secretaria de Saúde para implementação. Também são parceiras no projeto as secretarias de Educação, de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde, Empresas BASF, Agroextra, DGF e Fazenda Germiniana. As informações são da assessoria da Prefeitura de Sorriso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet