Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Acorizal e Distrito da Guia têm acesso a benefícios

Agentes do Programa Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso já estão atendendo no Município de Acorizal (62km a norte de Cuiabá) e no Distrito de Nossa Senhora da Guia, localizado a 25 quilômetros da Capital. O programa foi implantado na última sexta-feira (12 de novembro) nas duas localidades. Ao todo, quatro agentes passaram a atuar em cada nova unidade do programa, cuja solenidade de instalação contou com a participação da coordenadora estadual do Justiça Comunitária, juíza Helena Maria Bezerra Ramos.


“Contamos com a participação de várias autoridades, que se comprometeram em colaborar com o programa Justiça Comunitária. Os agentes também se mostraram bastante entusiasmados pelas atividades, principalmente com a possibilidade de prestar auxílio a sua própria comunidade”, destacou a magistrada.

A juíza defendeu os pontos fortes do programa e explicou que o Justiça Comunitária é um sistema que buscar dirimir conflitos, dinamizando os trabalhos da Justiça comum, além de despertar grande índice de confiabilidade, por envolver pessoas da comunidade e aproximar o Poder Judiciário da população. “O investimento pode ser considerado baixo em relação aos benefícios alcançados com a iniciativa. Continuamos as atividades priorizando ainda mais a capacitação dos agentes comunitários da Justiça“, asseverou a coordenadora, ao destacar a importância da manutenção do processo de educação continuada.

A última quinta-feira de cada mês é dedicada a uma palestra aos agentes comunitários da Justiça e Cidadania. A próxima abordará o seguinte tema: Técnicas de Conciliação e Mediação. A palestra ocorrerá em Cuiabá na Escola do Servidor Desembargador Atahide Monteiro da Silva no dia 25 de novembro.

Josiane Natalina da Silva, que passou a atuar como agente comunitária no Município de Acorizal, efetuou o primeiro atendimento sem mesmo ter iniciado seu plantão. “Uma pessoa ficou sabendo que a Justiça Comunitária entrou em funcionamento aqui no município e me perguntou na rua mesmo sobre união estável”, relatou. Ela relatou que o grupo de quatro agentes se dividiu e organizou o tempo para ampliar os horários de atendimentos e beneficiar ainda mais a população.

Em Acorizal, o programa funciona em um anexo ao Posto da Assessoria Pedagógica. Já no Distrito da Guia, vinculado ao Município de Cuiabá, os atendimentos são feitos no Centro Comunitário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet