Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cultura

restauração

Quadro 'Mulher em Azul', de Picasso, passará por restauração

O quadro A Mulher em Azul, pintado pelo espanhol Pablo Picasso em 1901 e que marca o começo do seu chamado período azul, passará por uma cuidadosa restauração em breve. O quadro, atualmente no Museu Nacional...

O quadro A Mulher em Azul, pintado pelo espanhol Pablo Picasso em 1901 e que marca o começo do seu chamado período azul, passará por uma cuidadosa restauração em breve.


O quadro, atualmente no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofía, foi adquirindo um tom esverdeado devido a sucessivas camadas de verniz, e os restauradores querem devolver-lhe a cor original, segundo confirmou Jorge García, chefe do departamento de conservação do museu, que fica em Madri.

A restauração da pintura, com previsão de início para o ano que vem, será financiada com fundos do novo programa de conservação de obras de arte do Bank of America Merrill Lynch.

Questionado sobre o porquê de ter escolhido A Mulher em Azul entre todas as obras que precisam de restauração no museu madrilenho, García destacou o "caráter icônico" de uma obra que permite adivinhar as características dos períodos azul e rosa do pintor.

Segundo explicaram em Londres os responsáveis pelo programa de conservação do banco americano, outras obras também serão restauradas, entre quadros, esculturas, manuscritos e fotografias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet