Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Educação

Nível de dificuldade da prova da UFRJ divide opiniões de candidatos

O primeiro aluno a terminar a segunda prova do vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, neste domingo (21), deixou a sala de aula às 10h02 (horário de Brasília), segundo a organização do vestibular. A prova dividiu opiniões.


Para o estudante Alan Mendonça, de 17 anos, o segundo dia de provas foi mais fácil do que o primeiro. “Os assuntos de hoje foram mais atuais do que os de segunda [dia 15]. Acho que fui bem”, contou o jovem que se inscreveu para o curso de administração.

Guilherme Chalo, 17 anos, concorda com Mendonça. “Terminei a prova umas 10h15. Como as questões eram específicas e eu tenho facilidade em história e geografia, fui bem”, afirmou.

Já Amanda Cristina da Costa, 17 anos, achou a prova difícil. “Eu saí às 10h09 porque chutei a maior parte das questões”, disse.

40.041 abstenções
O segundo dia de vestibular da UFRJ teve 40.041 abstenções. Segundo o reitor da universidade Aluísio Teixeira, no total, 51.972 mil pessoas realizaram a prova em 12 municípios do Rio. Foram 92.013 inscritos. As provas foram aplicadas em 76 locais.

Ainda de acordo com o reitor, o gabarito será divulgado ainda neste domingo. As notas serão divulgadas no dia 21 de dezembro. O pedido de revisão será em 5 de janeiro e o resultado final sai em 14 de janeiro.

“A segunda prova da UFRJ ocorreu sem problemas. Tivemos sete mil faltosos a mais do que no primeiro dia, mas a abstenção estava dentro do previsto”, afirmou o reitor.

Atrasados
Problemas familiares e despertador que não tocou são os principais problemas alegados pelas três alunas que chegaram atrasadas, neste domingo, à Cidade Universitária (Ilha do Fundão), para fazer o vestibular da UFRJ. Os portões foram fechados às 9h e, segundo a organização do vestibular, as provas começaram às 9h02.

A estudante Raissa Pereira, de 17 anos, teve problemas em casa e não conseguiu chegar para fazer a prova. Ela chegou às 9h05. “Meu irmão saiu à noite e chegou em casa passando mal. Tive que levá-lo ao hospital e perdi a hora”, conta a estudante que se inscreveu para geografia. “Estou frustrada porque me preparei e fui muito bem no primeiro dia”, lembrou.

Márcia Ventura, de 29 anos, também se atrasou por problemas familiares. “Tenho duas filhas, de um ano e 7 meses. Tive que deixá-las na casa da minha mãe e perdi o ônibus”, explicou.

Já a estudante Antônia Marcela Lopes, de 17 anos, acordou atrasada. “Não estou tão preocupada porque faço escola técnica e ainda não sei o que quero fazer na faculdade, apesar de ter me inscrito para relações internacionais. Mas é sempre chato ver o portão fechando e você ficando do lado de fora”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet