Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

UHE SINOP

Sema remarca duas audiências para debater obra de hidrelétrica

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) remarcou duas audiências públicas para expor, à sociedade, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da construção da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop, que será feita no rio Teles Pires, entre Sinop, Cláudia e Itaúba. O secretário Alexander Maia publicou as remarcações no Diário Oficial do Estado que circula hoje.


Conforme o texto, a audiência de Sorriso, realizada na última semana, precisa ser refeita levando em consideração a baixa participação popular. O município também terá áreas alagadas com a construção da hidrelétrica, mas praticamente ninguém foi à audiência da última quarta-feira (17). Com isso, novo evento foi marcado para dia 26, às 19h30, na Câmara de Sorriso.

Já para Sinop a audiência foi remarcada porque a que estava agendada para quinta-feira passada (18), foi cancelada por ordem judicial. Porém, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conseguiu “derrubar” a liminar no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região, a Sema marcou nova audiência para o dia 25 de novembro, às 19h30, no Amazon Centro de Eventos.

Alexander Maia esclarece na publicação de hoje que para agendar as novas audiências não é preciso esperar 45 dias, conforme prevê a legislação, pois nos últimos meses foram feitas várias reuniões com a sociedade para debater o assunto.

Elenca também que o Rima da hidrelétrica ficou á disposição da sociedade por a mais de 60 dias e que não houve qualquer tipo de alteração ou modificação no seu teor e forma, capaz de exigir um novo cômputo do interstício mínimo de 45 dias para a redesignação da audiência pública.

A “pressa” em fazer as audiências públicas é para poder colocar a UHE Sinop no leilão do próximo dia 17 de dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já incluiu a obra no leilão dessa data. Para isso, o relatório de impacto ambiental deve ser apresentado à sociedade até o dia 13 do mesmo mês.

A hidrelétrica terá capacidade instalada de 460 megawatts e a barragem será erguida, com cerca de R$ 2 bilhões, na divisa entre os municípios de Cláudia e Itaúba. Sinop terá a maior área alagada – cerca de 5% do município – e por isso os sinopenses estão mais preocupados com a construção do empreendimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet