Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Israel aprova referendo sobre troca de 'terra por paz'

O Parlamento israelense aprovou na segunda-feira um projeto que convoca um referendo sobre eventuais acordos que envolvam concessões territoriais a vizinhos árabes em troca da paz.


A medida foi aprovada após sete horas de debate, com 65 votos a favor e 33 contra. Críticos dizem que o referendo pode complicar ainda mais o processo de paz mediado pelos EUA, que está parado há semanas por causa da questão dos assentamentos judaicos em territórios ocupados.

Mas alguns analistas veem a medida como um marco legislativo para que o governo de Benjamin Netanyahu aprove um eventual acordo.

O negociador palestino, Saeb Erekat, disse que a medida 'zomba do direito internacional' e pediu à comunidade internacional que reaja reconhecendo a soberania de um Estado palestino sobre todas as terras da Cisjordânia ocupadas por Israel em 1967.

A lei prevê um referendo sobre eventuais acordos que levem à devolução de territórios anexados por Israel, como Jerusalém Oriental ou as colinas do Golã. Uma aprovação do acordo por dois terços do Parlamento israelense tornaria o referendo dispensável.

Aliados de Netanyahu dizem querer que o referendo seja aplicado também com relação a acordos que envolvam a Cisjordânia - que é uma região ocupada, mas não anexada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet