Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cultura

1º Encontro de violeiros e cantadores do Pantanal

O “1º ENCONTRO DE VIOLEIROS E CANTADORES DO PANTANAL” é uma integração musical de amigos violeiros, amantes da viola e da boa música caipira de raiz, em especial da bacia pantaneira. Uma cantoria que traz o mais fino da música sertaneja de raiz e regionalista do Brasil. Com grandes clássicos e muita viola caipira os violeiros cantam e encantam o autêntico som lá do sertão, além das composições autorais. Um show que agrega no mesmo palco os violeiros e cantadores Pescuma, Henrique e Claudinho, João Ormond, Paulo Simoes e Pineto.


Pescuma, Henrique e Claudinho: Foi ainda na década de 1980 que Henrique e Claudinho começaram a carreira musical - e passaram a ter Pescuma junto apenas no final da década seguinte por sugestão do amigo Zezé Di Camargo, formando assim o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, que hoje é referência no cenário nacional. Como verdadeiros embaixadores da cultura Mato-grossense em especial do rasqueado Cuiabano, o trio leva o rasqueado para o Brasil inteiro, devido ao reconhecimento que conquistaram com anos de trabalho e esforço. E cantam o que o povo gosta de ouvir, do rasqueado ao sertanejo, passando pela música caipira e pelos ritmos do sul do país, já que Mato Grosso é um lugar que reúne tantas culturas. Destaque para as músicas: "É Bem Mato-grosso", "Coração da América", "Laço Aberto", "Viajante Solitário", "Mulher Sempre Mulher" e "Arapuca". Com Zezé Di Camargo, Pescuma e Henrique compuseram “"Está Faltando Alguém Aqui", tema do filme "Os 2 Filhos de Francisco". Com a Orquestra do Estado de Mato Grosso gravaram recentemente a música que melhor representa o estado “É Bem Mato Grosso”, trabalho este que passou a ser veiculado na TVCA. Em 2007 gravaram o antológico DVD “Rasqueia Brasil” com as participações especiais de Zezé Di Camargo e Luciano, Zico e Zeca, Cristina e Regina e Yasmin. O DVD é um dos produtos mais vendidos no mercado regional. EM 2008 gravaram o DVD Cantos do Brasil junto com a Orquestra do Estado de Mato Grosso regida pelo maestro Leandro Carvalho. Em 2008 ainda,participaram do DVD de Guilherme e Santiago gravado ao vivo em Goiânia. Gravaram um Pout-pourri de sucessos da dupla na melhor versão do Rasqueado Cuiabano . Em 2009 O TRIO teve participações especiais em 28 shows de Zezé Di Camargo e Luciano nas principais capitais do país.

João Ormond : Violeiro do pantanal, com cinco CD’s lançados “Rio Abaixo” (1.997), “Capins e Riachos” (1.999), “Reduto de Violeiro” (2001), “Viola Encantada” (2006) e o mais recente “Muito Longe Rio Acima” (2009) todos produções independentes. O CD “Reduto de Violeiro” foi indicado ao prêmio “Caras de Música” na categoria melhor CD regional. Fez diversos shows memoráveis com o saudoso “Pena Branca” (da dupla Pena Branca e Xavantinho) em SP, MG e MT. A música “Lá no Sertão” de sua autoria foi gravada pela consagrada Lecy Brandão. A amizade com Paulo Simões tem proporcionado importantes parcerias, como as quatro faixas que estão no mais recente trabalho “Muito Longe Rio Acima”. Com um ponteado ímpar e harmônico, toca modas, toadas e ritmos da fronteira mato-grossense. Enfim, as suas canções são emoções e magias como uma lua cheia prateada lá no mar de xarayés – o Pantanal

Paulo Simões : Carioca de nascimento, foi criado em Campo Grande, antigo Mato Grosso, onde descobriu a música, e muitos dos futuros parceiros como os irmãos Espíndola: Geraldo, Celito, Tetê, Alzira e Jerry. Da parceria com Geraldo Roca nasceu a legendária “Trem do Pantanal” (1.975). A bem-sucedida parceria com Almir Sater resultou em sucessos como Varandas, Comitiva Esperança e Sonhos Guaranis. Ao lado do músico Rodrigo Sater, participou do Festival da Água, em Saint-Amand- Les- Aux, França (2004). Com Guilherme Rondon ganhou o Prêmio Sharp em 1.992, na categoria “Composição Regional”, com “Paiaguás”. Simões se consolidou como um dos grandes compositores brasileiros, além de ter músicas gravadas por Sérgio Reis, Renato Teixeira, Maria Bethânia, Sandy & Junior e diversos outros artistas. Da recente parceria com João Ormond nasceram “Muito Longe Rio Acima”, “Saudade”, “Estações” e “Sempre Bate uma Saudade”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet