Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Educação

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino realiza mais um vestibular

A Uned – Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, distante 140 quilômetros de Cuiabá, realiza mais um vestibular para os cursos de Administração, Direito, Educação Física e Enfermagem. Dividido em duas datas, no dia 28 de novembro as provas serão realizadas em Diamantino, Nobres, Nova Mutum, Santo Afonso, Arenápolis, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Nortelândia, Nova Marilândia e Alto Paraguai. Já as provas do dia 12 de dezembro serão realizadas apenas em Diamantino, nas dependências da Uned, rua Rui Barbosa, 535, jardim Eldorado.


A diretora, Marineze Araújo, comemora a grande procura pelo vestibular 2010 e destaca a qualidade educacional já comprovada até pelo Enade. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, divulgado pelo ministério da Educação no dia 19 de novembro, a Uned obteve média 3 nos cursos de Direito e Administração. “Consideramos um resultado excelente, já que a nota máxima era cinco e ficamos entre as melhores médias nacionais”, diz Marineze.

A diretora destaca que Diamantino ainda é uma das poucas cidades da área de influência de Cuiabá onde ainda se pode dormir com as janelas abertas. É sob essa atmosfera acolhedora e interiorana, moldada desde 1728, que muitos ali se aportam com um propósito bem definido: graduar-se e compor o universo profissional numa das regiões mais prósperas do Estado por suas terras agricultáveis e a vocação natural para o agronegócio. Empresas como Sadia, Perdigão, Seara Alimentos, União Avícola Agroindustrial e JBS fortalecem a sua economia. Além disso, a Uned ainda atrai estudantes de Cuiabá e até de municípios distantes como Barra do Garças (MT) e São Miguel do Araguaia (GO).

“Além da formação profissional, a Uned tem o seu papel social junto as comunidades carentes e àquelas atendidas pela saúde pública”, explica a diretora Marineze Araujo Meira. Na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino as pessoas tem atendimento jurídico gratuito e, agora, com a inauguração de uma Vara Federal Criminal e Cível no município, essa atuação se amplia. O ápice dessa interação é a ‘Semana da Comunidade’, sempre em novembro, envolvendo ações com acadêmicos e professores de todos os cursos. “Promovemos uma série de discussões e ações que envolvem sustentabilidade, qualidade de vida, saúde, agronegócio, cidadania, segurança, cultura entre outros temas divididos em 19 subprojetos”, comenta Keller Cristiane Falcão Fontes, coordenadora de Projeto, Pesquisa e Extensão da Uned.
Uma das coisas importantes quando se estuda em Diamantino é entrar em sua cultura, conversar com os moradores, sentir-se parte daquele lugar. E são muitas histórias pra contar. Pelo município passaram a expedição científica do Barão de Langsdorff (1828), o Marechal Rondon com suas linhas telegráficas, o presidente dos Estados Unidos, Theodoro Roosevelt (1913) e a Coluna Prestes, no auge do regime militar no país.

Desde o Período Imperial Brasileiro, Diamantino produziu advogados e juristas de renome nacional. Dentre seus naturais, destacam-se o ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, I'talo Sabo Mendes. “É uma tradição jurídica que nos orgulha”, finaliza a diretora da Uned, Marineze Araújo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet