Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Presidente da MT Fomento ministra palestra para alunos do Instituto Federal de Mato Grosso

Alguns deles ainda estão no primeiro semestre do curso de Secretariado, outros um pouco mais adiantados na área, mas todos com atenção voltada em ampliar conhecimentos. Foi nesse ambiente que o presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), ministrou uma palestra sobre as Linhas de Financiamento disponibilizadas aos cidadãos mato-grossenses, com o objetivo de estimular o empreendedorismo. O conteúdo foi apresentado na Sala de Projeções, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na tarde de quarta-feira (24.11), em Cuiabá.


“Nosso trabalho visa buscar as pessoas que estão muito distante do sistema financeiro, que encontram dificuldades para entrar num banco, por exemplo, por acharem que tudo é muito grandioso diante da sua realidade. Por isso não medimos esforços em realizar um trabalho como esse, de esclarecer o que temos para oferecer, nos mais diversos cantos de Mato Grosso, visando fomentar a geração de emprego e renda”, pontuou Arcleidy Dias Pereira, presidente da MT Fomento.

Na oportunidade foi mostrado aos estudantes treinamentos realizado em parceria com as Prefeituras Municipais, que disponibilizam uma pessoa, já que a MT Fomento concentra sua estrutura na Capital (apenas a cidade de Rondonópolis e o bairro Cristo Rei em Várzea Grande tem Posto da Agência). Mas as palestras são ministradas pela equipe da MT Fomento em lugares desconhecidos pela maioria dos mato-grossenses, como os Distritos de Chumbo e de Cangas, pertencentes ao município de Poconé.

Algumas dúvidas também foram esclarecidas, como a de uma aluna interessada em montar um aviário em determinado município. Ela queria saber se a MT Fomento tem a garantia de venda do produto.

O presidente explicou que ao fazer o cadastro o interessado apresenta o projeto e a equipe da MT Fomento avalia a viabilidade econômica do negócio, incluindo se tem mercado. São algumas condições contabilizadas para aprovação do mesmo.

“Nós indicamos a região mais próspera para o segmento. No município de Marilândia existe um aviário em funcionamento e Acorizal se prepara para abrir outro. Onde há concentração do produto, conseqüentemente há um destino final, tem consumo. Além de fortalecer para que outras indústrias se instalem no local, como para produção de rações para essas aves ou o abatedouro. São viabilidades que reduzem os gastos, aumentando a renda do produtor”, explicou Arcleidy.

Outra questão abordada foi sobre os segmentos atendidos pelas Linhas de Financiamento. Nesse caso, foi informado que existem Linhas específicas para diversas áreas, como a Rota do Peixe, Feirantes, Mototaxistas, Aviários, entre outras. “Mas se o projeto não se enquadrar em uma Linha específica a MT Fomento dispõe do Microcrédito que atende os mais diversos segmentos em até R$ 10.000,00”.

Para Erickson Soares, aluno do primeiro semestre de Secretariado, que até o momento só tinha ouvido falar da MT Fomento, pode ser uma boa oportunidade. “Me fez pensar em buscar crédito para ter meu próprio negócio”, disse sem revelar detalhes do empreendedorismo.

“Vou atrás de mais detalhes porque tenho interesse em adquirir máquinas de costura, montar meu negócio no ramo da confecção. Já tenho clientes para atender”, animou-se Loraine Maria Reis da Costa. Com essa atitude ela trabalhará independente do marido, que atua em negócio próprio.

Para o professor Manoel Marques, de Gestão Financeira e Contábil, que procurou a MT Fomento para ministrar o conteúdo, a iniciativa registra uma parceria entre as Instituições que resultarão em engrandecimento para o Estado. “Sinto que cada um deles (alunos) é um empreendedor primário, que precisa de uma injeção de ânimos, como esta prospectada pela MT Fomento, para que possam ter um pontapé na vida. Ser patrão e não empregado”, declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet