Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Dia de Campo marca início da adequação das propriedades em Santo Antônio

Com o intuito de dar início ao plantio de mudas para a adequação das propriedades ribeirinhas localizadas em Santo Antônio do Leverger (27km distante da capital), o Instituto Ação Verde realizou um Dia de Campo na última quinta-feira (25/11) na dependência do viveiro localizado na cidade. Além da adequação das propriedades, as mudas plantadas também irão neutralizar as emissões de carbono da Unimed Cuiabá, empresa que receberá a certificação do selo Floresta Viva Carbono Neutro pela neutralização de carbono do ano de 2010, entregue pelo Instituto.


O presidente da Unimed Cuiabá, doutor João Bosco, parabenizou o Instituto pela iniciativa de recuperar as margens do rio Cuiabá e diz sentir-se honrado de participar dessa ação de conscientização. “O Instituto está de parabéns. Para a Unimed é uma honra fazer parte dessa iniciativa, um trabalho muito importante de reflorestamento”. Ele se lembra da época que passava dias na cidade quando ainda não tinha muitos habitantes. “A proliferação e ocupação com casas e comércios fez o município crescer e precisamos cuidar do rio para que essa beleza natural não acabe”, argumenta o doutor.

A presidente do Próunim, Maria Alice Thomemm, que é de família ribeirinha, gostou muito da iniciativa. “Como uma boa ribeirinha abracei a ideia, e gostaria de preservar a região. Nós fazemos parcerias com empresas sérias, e o Instituto Ação Verde nos mostrou isso, após o superintendente do Instituto, Paulo Borges, ter nos apresentado as ações que o Ação Verde realizou e está realizando”, enfatiza a presidente.

Para o vice-presidente do Próunim e diretor executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin, esse incentivo é necessário. “Ação é muito importante e mostra para o mundo que temos que cuidar do meio ambiente. A soma desta ação com o Instituto vai trazer pontos positivos para Mato Grosso”. Ele ainda salienta que a neutralização do carbono realizado é apenas o começo. “A neutralização de carbono é o primeiro passo, e a Unimed Cuiabá é a primeira a fazer no Brasil”, argumenta.

No Dia de Campo teve também a assinatura do projeto Verde Rio – etapa Rio Teles Pires, que tem como parceira a Eletrobrás, sendo representada por Alexandre Farias Benjamin e Pedro Vilela Capanema que cuidam da Divisão de Projetos Socioambientais da empresa. O projeto dá início à recuperação das áreas degradadas que ficam às margens do rio Teles Pires, do mesmo modo que está em andamento o Projeto Verde Rio – etapa Rio Cuiabá.

O superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, falou da importância da comunidade ribeirinha. “A comunidade ribeirinha cedeu esse espaço para a plantação das mudas. Queremos agradecer e parabenizá-los, pois sem o envolvimento da comunidade não haveria como cuidar das mudas”, finaliza o superintendente.

O evento também teve a presença do secretário da Secretaria Extraordinária de Apoio e Acompanhamento a Políticas Públicas Fundiárias e Ambientais, Vicente Falcão, do diretor executivo do Instituto Ação Verde, Ricardo Arioli e do representante da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Alex Sandro Marega. A Agecopa também teve as suas emissões neutralizadas referente a um workshop.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet