Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Mundo

OLP nega que Israel tenha coordenado ofensiva à Gaza com Ramallah

O chefe negociador da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, negou nesta segunda-feira que Israel tenha coordenado com os palestinos a ofensiva Chumbo Fundido e que tenha pedido ao Governo de Ramallah que assumisse o controle de Gaza quando o regime do Hamas fosse desmantelado.


"Negamos qualquer tipo de participação no planejamento do agressivo ataque contra nosso povo na Faixa de Gaza", disse Erekat à Agência Efe, em resposta a um dos documentos publicados pelo WikiLeaks.

"Todas as acusações de que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) esteve envolvida em uma conspiração contra o Hamas ou Gaza antes da guerra não são verdadeiras", acrescentou.

Um dos documentos do Departamento de Estado americano divulgados pelo WikiLeaks afirma que Israel tentou coordenar o conflito - no qual cerca de 1,4 mil palestinos e 13 israelenses morreram -, com a ANP e o Egito para garantir que esse território voltasse para as mãos do Governo moderado do presidente Mahmoud Abbas, proposta que teria sido rejeitada.

Segundo Erekat, o WikiLeaks "está criando confusão sobre o tipo de negociações" que eles mantiveram "com os israelenses, inclusive durante esse período", e seu objetivo é "criar uma maior separação entre os Governos de Gaza (dominada pelo movimento islâmico Hamas) e Ramallah (governado pelo Fatah)".

Um porta-voz deste último movimento afirma em comunicado divulgado pela agência oficial palestina "Wafa" que eles estão "muito contentes" pelo fato de o WikiLeaks ter demonstrado que são "sinceros" com seu povo, que não mentem "sobre o processo de paz, as conexões com os israelenses e todo tipo de assunto", especialmente sua "rejeição em colaborar com Israel.

Outra fonte da OLP consultada pela Efe destacou que eles foram advertidos do que poderia acontecer e que pediram "aos israelenses e também aos americanos que detivessem Israel".

"Uma delegação foi enviada à Síria para pedir ao Hamas que não lançasse ataques" com foguetes para não encorajar a escalada da violência, acrescentou.

A fonte, no entanto, não confirmou se Israel propôs à ANP dominar Gaza após o conflito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet