Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

bons resultados

Tecnologia ajuda Mato Grosso reduzir desmatamento em 20%

Investimentos em tecnologia, imagens de satélite e monitoramento em tempo real são os principais trunfos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na redução do desmatamento ilegal. Em 2010, a redução foi de 21,07% se comparado ao ano de 2009, mantendo Mato Grosso dentro das metas nacionais.


“Não teríamos resultados tão positivos e alvissareiros se não houvesse investimento na tecnologia”, explanou o secretário de Meio Ambiente Alexander Maya. De acordo com ele, aparatos tecnológicos tendem a aperfeiçoar a fiscalização sobre o campo e a própria funcionalidade da SEMA.

“Com imagens via satélite nós precisamos de menos homens no campo. Para que vou colocar alguém se deslocando se posso ter alguém dentro do escritório vigiando”, saliento. Com investimentos na informatização e aparelhagem da secretaria, o número de funcionários caiu de 849 em 2007 para 798 em 2010, aumentando a eficácia do órgão.

Além da redução de custos e otimização das atividades com pessoal, Maya também enfatizou o aumento de verbas destinadas à pasta. Em 2005 o orçamento era menor que R$ 34 milhões, e agora ultrapassa R$ 95 milhões.

Cumprindo as metas nacionais desde 2004, a SEMA busca zerar o desmatamento ilegal em Mato Grosso até 2020. Para isso, vários programas são estudados pelo governo estadual, principalmente focando na manutenção da floresta em pé. “Temos que mostrar ao produtor que compensa manter a floresta”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet