Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Administração transforma serviço público de saúde em Rondonópolis

A administração municipal tem transformado o serviço de saúde em Rondonópolis. As obras e ações executadas na área desde o início da atual gestão beneficiam um número cada vez maior de cidadãos. “As melhorias entregues à população com todo o trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Saúde no decorrer destes dois anos é prova do compromisso que temos com a sociedade, em servir bem e atender aqueles que precisam”, observa o prefeito Zé Carlos do Pátio.


A construção e reforma de PSF’s e centros de saúde, somada a contratação de profissionais das mais diversas especializações, a aquisição de material de expediente e a realização de palestras e eventos de conscientização da população, sobre assuntos relacionados à saúde, têm proporcionado à sociedade inúmeros benefícios neste setor.

O secretário de Saúde Valdecir Feltrin acrescenta que a inauguração de novos centros de atendimento médico, como o Centro de Especialidades e Apoio ao Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas propicia melhores condições de atendimento aos cidadãos que procuram pelos serviços.

R20;O prédio conta com 19 consultórios médicos, consultório de enfermagem e ginecológico, salas de pequenas cirurgias, curativos e utilidades, além de salas equipadas para realizar exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia e raio-X”, informa o secretário.

Aliado ao atendimento realizado em grandes centros médicos como o Ceadas está o serviço de saúde preventiva e ambulatorial oferecido nos postos de saúde e nos PSF’s. “Muitas das consultas e dos serviços que o cidadão procura no Pronto Atendimento (PA), ou em outros hospitais que trabalham em parceria com a Prefeitura, podem ser efetuadas nestas unidades básicas de saúde. São procedimentos simples, que na maioria das vezes são resolvidos ali mesmo, sem necessidade de internação”, destaca a coordenadora do Departamento de Atenção Básica a Saúde, Simone Ribeiro Resende.

Segundo informações da pasta, em 2010 a atual gestão reformou os PFS’s do bairro Santa Clara e do Jardim Ipiranga. “Além disto foram construídas este ano as unidades da Vila Paulista, Vila Mineira e do Parque São Jorge”, ressalta Zé do Pátio.

Só na reforma de dois PSF’s a administração investiu mais de R$ 200 mil. “As unidades do Jardim Ipiranga e do bairro Santa Clara receberam investimentos na ordem de R$ 236 mil. São vários serviços de saúde que atendem mais de duas mil famílias”, lembra Simone. Outra obra entregue pela administração em 2010 foi a construção do posto de saúde que atende a comunidade dos bairros Oásis e Paineiras.

Nestas unidades a população encontra serviços como consulta médica e odontológica, coleta de preventivos, vacinação, médico, distribuição de preservativos, anticoncepcionais e curativos; visitas domiciliares, curativos e encaminhamento do planejamento familiar, que inclui laqueadura, vasectomia e DIU.

MELHORIAS - De acordo com o coordenador do Laboratório Municipal Central – Lacen, Marcelo Miranda, a unidade ampliou de 88 para 108 os tipos de exames oferecidos, e a administração vigente conseguiu incrementar a produção e passou a trabalhar para modernizar e melhorar o serviço. “Entre as medidas adotadas está a interligação do laboratório com os postos de coleta, por meio da rede de transmissão via rádio e a aquisição de equipamentos modernos”, destaca Marcelo.

E foi também na atual gestão que o Centro de Nefrologia passou a ter capacidade de atender 12 pacientes simultaneamente. “Nós realizamos a compra de três novas poltronas e adquirimos três máquinas de hemodiálise para atender a população de Rondonópolis e de toda a região sul”, destaca a coordenadora do Centro, Delian Alencar de Oliveira Soletti.

O Centro de Nefrologia realiza o tratamento de hemodiálise em pessoas com doença renal crônica e atende em média 180 pacientes por mês.

Outra unidade de saúde em Rondonópolis que é referência no tratamento de pacientes é Centro de Reabilitação ‘Nilmo Júnior’. Em fevereiro deste ano uma pesquisa realizada pela auditoria do Sistema Único de Saúde - SUS revelou que 100% dos pacientes que passam pelo centro estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela unidade.

Segundo a coordenadora, o centro que oferece os serviços de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e fisioterapia, terá a capacidade de atendimento aumentada em 30% com a aquisição dos novos aparelhos. “Os 24 funcionários que aqui trabalham atendem por mês cerca de 1.500 pacientes e realizam mais de cinco mil atendimentos. Só o setor de fisioterapia chega a agendar 600 pacientes por mês”, ressalta a coordenadora do Nilmo Jr, Patrícia Pimentel Lopes.

AÇÕES - O Departamento Municipal de Ações Programáticas lembra os cidadãos da terceira idade a importância de estar sempre portando a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Essa caderneta é distribuída em todas as unidades básicas de saúde, como PSF’s, postinhos e centros de saúde. Nestas unidades o cidadão vai encontrar profissionais treinados para atender a população.

Na caderneta constam os problemas de saúde do idoso, os medicamentos que estão sendo ministrados e outras informações importantes, como internações, vacinas, consultas, controle de peso e pressão arterial, alergia e intolerância a remédios.

O departamento, em conjunto com outros setores da secretaria, conta com extenso calendário de palestras para conscientizar a população sobre problemas de saúde, seus sintomas e dicas para se manter saudável. Doenças como dengue, leishmaniose, tuberculose, AIDS, hanseníase, pressão alta, diabetes, câncer e outras são abordadas por especialistas, em eventos direcionados aos grupos de risco, bem como a toda a população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet