Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política BR

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Barcos vão levar atendimento médico a comunidades ribeirinhas

O Ministério da Saúde vai financiar Unidades de Saúde da Família montadas em barcos para atender as comunidades ribeirinhas de difícil acesso da Amazônia Legal e Mato Grosso do Sul. A primeira embarcação, chamada de Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial, começou a circular nesta terça-feira (7), no município de Santarém, no Pará, um dos estados que compõem a Amazônia Legal.

 
Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, Claunara Mendonça, o objetivo da novidade é tornar a atenção primária acessível em todo o território nacional, superando qualquer obstáculo geográfico.

"O Saúde da Família, que é uma estratégia nacional, tem particularidades que respondem as diferenças regionais que o País tem, que são muito grandes. Então, a grande novidade é incluir no Sistema Único de Saúde um projeto exitoso, e valorizar uma experiência que já ocorria, financiando ela com recursos do SUS", destaca.

A embarcação é completa. Conta com consultório médico, laboratório, farmácia e sala de vacina, além dos profissionais de saúde, como médico, enfermeiro e dentista. Claunara Mendonça explica que, além de atender quem está precisando de cuidados, a estrutura vai promover hábitos saudáveis na região.

"Ele trabalha com profissionais que ficam dentro do barco, mas também ele faz uma relação com os profissionais que estão nos municípios. Eles têm todo um trabalho de fazer triagem, fatores de risco, encaminhar as gestantes, as crianças, enfim, eles trabalham junto e fazem um trabalho maravilhoso de promoção da saúde, desenvolvimento ambiental", explica.

Essa primeira unidade fluvial vai passar pelos municípios paraenses de Aveiro, Belterra e Santarém. A cada 40 dias, a embarcação vai aportar em outro município. Presente em cerca de 99% dos municípios brasileiros, a Estratégia Saúde da Família faz atendimentos básicos e de prevenção de doenças, evitando internações hospitalares e melhorando as condições de saúde das comunidades. (Com informações do Ministério da Saúde).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet