Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

SAÚDE PÚBLICA

Campinápolis pede 'socorro' para conter mortalidade infantil indígena

Foto: Reprodução

Um dos motivos da mortalidade pode ser a desnutrição

Um dos motivos da mortalidade pode ser a desnutrição

O município de Campinápolis, a 700 km de Cuiabá, resolveu pedir ajuda da Secretaria Estadual de Saúde no sentido de pressionar o governo federal, através da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) em função da mortalidade infantil dentro das aldeias xavantes.


De acordo com números oficiais, foram 37 crianças de zero a cinco anos que morreram em 2010. A situação é insustentável por conta da falta de viaturas e servidores para atuarem na saúde indígena.

Um documento relatando essa situação já foi encaminhado ao secretário de saúde, Pedro Henry, em nome do município de Campinápolis, onde vivem quase 6 mil índios xavantes. São 105 aldeias na reserva Parabubure. O ofício foi assinado pelo secretário municipal de Saúde, João Ailton Barbosa.

As mortes chamaram atenção da mídia em todo país com várias indagações sobre as condições da saúde indígena em MT, como se está faltando recursos financeiros ou existe falha na gestão destes recursos. Funcionários e até mesmo caciques admitem que faltam viaturas e funcionários para atender a saúde indígena no Araguaia. 

Os recursos para aquisição de remédios e serviços aos índios são repassados por intermédio de prefeituras e ongs. Um cacique teme que a falha esteja neste trâmite. Essa liderança lembrou o caso da ong Gangazumba, que não conseguiu cumprir o contrato e deixou salários atrasados para servidores e fornecedores a pagar.

A morte mais recente foi de uma menina de 5 anos, que faleceu no hospital de Barra do Garças com sintomas de uma virose ou dengue. A precariedade na alimentação estaria causando a desnutrição de algumas crianças. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet