Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Esportes

SITUAÇÕES OPOSTAS

Fluminense tenta encerrar jejum contra o Botafogo

Fluminense e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada da Taça Rio, em um clássico marcado por um jejum incômodo para os tricolores. O Glorioso não sabe o que é ser derrotado pelo rival desde o Brasileirão de 2007, quando foi superado por 2 a 0. Pelo Estadual, o jejum é ainda maior: o clube das Laranjeiras não deixa o campo com o triunfo desde a edição de 2005.


A vantagem recente do Botafogo é tanta que, nos últimos oito jogos, o Glorioso venceu seis e empatou dois. Além disso, foram os botafoguenses que eliminaram o Tricolor nos dois turnos do ano passado e na Taça Guanabara deste ano, quando venceram por 1 a 0 nas semifinais, com um gol do volante Fahel.

Apesar do tabu, o Fluminense pode encerrar o mês de março com 100% de aproveitamento, pois venceu os seis jogos que disputou no período, incluindo partidas pela Copa do Brasil. No Estadual foram cinco triunfos que garantiram 15 pontos e a liderança do Grupo A, dividida com o Vasco.

"Estamos vivendo um bom momento, apesar de sabermos que ainda tem muita coisa para ser corrigida no Fluminense e que estamos no início de uma longa caminhada. Mas vencer um clássico será ainda mais importante para aumentar a confiança de todos no elenco e para embalarmos rumo às semifinais", apontou o técnico do Fluminense, Carlos Alberto Parreira.

Já o Botafogo não está em situação tão cômoda na Taça Rio, apesar de já ter garantido uma vaga na decisão do Estadual por ter vencido a Taça Guanabara. O time até lidera o Grupo B com dez pontos, mas tem a companhia de Flamengo e Bangu, além de ser seguido de perto pelo Friburguense, que tem um ponto a menos. Por isso, o técnico Ney Franco também vê o triunfo no clássico como fundamental.

"Precisamos de um triunfo neste clássico pela nossa situação na tabela de classificação. No meio da semana empatamos um jogo em casa (2 a 2 com o Americano) e agora temos que recuperar esses pontos para não chegarmos pressionados nas rodadas finais. O grupo tem condições de voltar a jogar bem e garantir o triunfo, apesar de respeitarmos muito o Fluminense, que vive grande fase", explicou Ney Franco.

Os jogadores dos dois times também vivem a expectativa do confronto. No Fluminense, o assunto é mesmo a possibilidade de quebrar o jejum de vitórias contra o Botafogo.

"O Botafogo tem sido um adversário muito ruim de se enfrentar. Perdemos no primeiro turno um jogo em que sentimos muito e agora teremos a oportunidade de conquistar uma vitória e acabar com esse jejum, que já está durando muito. Além disso a vitória deverá nos garantir nas semifinais e nos dar mais tranquilidade para as semanas seguintes", disse o meia Thiago Neves.

Pelo lado do Botafogo o grupo pretende devolver aos torcedores a confiança que foi perdido no tropeço contra o Americano, quando os atletas chegaram a ser hostilizados na saída de campo.

"O torcedor do Botafogo está acostumado a vencer e por isso cobra muito quando as coisas não acontecem conforme o esperado. Mas eles precisam de um pouco de paciência, pois a fase é boa e o ambiente no clube nunca esteve tão calmo. Além disso, precisamos também contar com o apoio deles neste clássico", afirmou o zagueiro e capitão Juninho.

Para esta partida a principal atração no Fluminense poderá ser a volta do atacante Fred, que está se recuperando de dores na virilha esquerda e fará um teste no vestiário. Possível preocupação no Botafogo.

"O Fred é um jogador de seleção brasileira, diferenciado e que vai nos dar muito trabalho. Precisamos ter muito cuidado com ele, mas não podemos descuidar dos demais atletas do Fluminense, que conta com vários bons jogadores, como o Thiago Neves e o Conca. Com certeza será um grande duelo", prometeu Juninho.

Além da possível volta de Fred na vaga de Roger, Parreira vai promover outras modificações no Fluminense. O goleiro Fernando Henrique e o lateral-esquerdo Leandro retornam de suspensão nas vagas de Ricardo Berna e João Paulo, respectivamente. O zagueiro Edcarlos e o volante Maurício voltam a ganhar oportunidade. Com isso Cássio e Wellington Monteiro ficarão como opção no banco de reservas.

Se o Fluminense poderá ter seu principal artilheiro, o mesmo não pode ser comemorado pelo Botafogo, que não contará com Víctor Simões, que já tem nove gols no Campeonato Carioca e vai cumprir suspensão por conta de sua expulsão diante do Americano.

Ney Franco comandou o único treino tático antes do jogo com os portões fechados e por isso o substituto do Pantera é um mistério. A tendência é a entrada do zagueiro Wellington, repetindo assim o ferrolho armado nas semifinais da Taça Guanabara, quando Víctor Simões, lesionado, também não jogou. Porém, não está descartada uma troca pura e simples, com Jean Carioca ganhando nova oportunidade.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de março de 2009, sábado
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Wagner Santos (RJ) e Vinícius Nascimento (RJ)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jaílton, Maurício, Darío Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Fred (Roger)
Técnico: Carlos Alberto Parreira

BOTAFOGO: Renan, Juninho, Emerson e Wellington (Jean Carioca); Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo
Técnico: Ney Franco

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet