Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Um Gre-Nal pelo centenário colorado e pela honra gremista

O Gre-Nal 376 deixará resquícios neste domingo. Um dia após festejar seu centenário, o Inter receberá seu maior rival, no Beira-Rio. Pelo lado gremista estará em campo a honra de manter vivas as esperanças de vencer a Taça Fábio Koff, maior dirigente da história do clube. Nesse contexto começará às 17 horas (de Brasília) a ser decidido um dos semifinalistas do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

O Gre-Nal 376 deixará resquícios neste domingo. Um dia após festejar seu centenário, o Inter receberá seu maior rival, no Beira-Rio. Pelo lado gremista estará em campo a honra de manter vivas as esperanças de vencer a Taça Fábio Koff, maior dirigente da história do clube. Nesse contexto começará às 17 horas (de Brasília) a ser decidido um dos semifinalistas do segundo turno do Campeonato Gaúcho.


Um clássico tão cedo na segunda metade do campeonato regional não era esperado. Enquanto ainda se discutia a bronca pública dada por Celso Roth em Douglas Costa, o Tricolor levava uma goleada acachapante do Caxias. O resultado, além de provocar um Gre-Nal, criou um desconforto entre a Federação Gaúcha de Futebol e a diretoria gremista.

Os dirigentes tricolores sugeriram adiar o clássico para o próximo fim de semana ou antecipá-lo para o sábado. Nada feito. A Federação bateu pé e decidiu que o jogo seria no domingo. Com o Beira-Rio interditado por conta dos festejos dos 100 anos do Inter, era inviável realizar a partida em 4 de abril.

O encontro com o Inter fez o Grêmio mudar o seu planejamento. Os titulares seriam poupados para enfrentarem o Aurora, na terça-feira, pela Libertadores. Agora, terão que entrar em campo para manterem o clube vivo na briga pelo Gauchão.

Em campo a situação não é fácil. Roth volta a ficar com o cargo a perigo. Primeiro porque o treinador xingou Douglas Costa durante um treino para toda a imprensa ouvir. Depois, mesmo que tenha levado 4 a 0 do Caxias com o time reserva, o placar foi dilatado demais. Esse resultado fez o Inter ser o adversário nas quartas-de-final. O time podia ter perdido por até dois gols de diferença que fugiria do clássico.

Além disso, nos dois Gre-Nais anteriores disputados em 2009, os colorados sairam vitoriosos. "O Grêmio deve ao seu torcedor uma vitória em Gre-Nais", declarou o vice de futebol André Krieger. Mais uma derrota para os rivais pode deixar a situação insustentável para Roth.

Os problemas do técnico também passam pela escalação da equipe. Alex Mineiro sente dores musculares e ficará de fora. A posição será ocupada por um dos argentinos do elenco. O problema é saber qual. Pois tanto Herrera quanto Maxi López estão devendo para a torcida. Nas alas, Ruy, com lesão na coxa, é ausência certa. Na sua vaga entra o improvisado Makelele. Já Fábio Santos também sente problemas musculares, podendo ter que ceder lugar para Jadilson.

"Vamos adiar essa festa deles. Eles que comemorem apenas o centenário, e que a gente consiga nosso objetivo. Uma vitória no clássico pode fortalecer e dar mais confiança para a Libertadores, onde o Grêmio vem em uma condição interessante, buscando classificação", ressaltou o goleiro Victor.

Enquanto isso os colorados veem o circo pegar fogo no lado azul da cidade. Invictos no Estadual, a vida anda mansa para o Inter. O único tropeço do ano ficou lá para trás diante do União Rondonópolis, pela Copa do Brasil. A principal preocupação dos dirigentes e da comissão técnica é blindar o vestiário para que as comemorações pelo centenário da entidade, que ocorre no sábado, não crie salto alto nos jogadores.

Tite não possui desfalques. Se o adversário não fosse o Grêmio, D'Alessandro, recuperado de uma distensão, seria poupado. Porém, como é dia de clássico, o argentino foi relacionado para o confronto. A maior probabilidade pé que fique no banco de reservas. Sendo assim, Andrezinho segue vestindo a camisa 10. Tite poderá contar com a volta do lateral Kléber, que defendeu a seleção brasileira pelas Eliminatórias.

"O clássico tem sua grandeza, a rivalidade das equipes tem sua grandeza. A busca é sempre igual. Não há favoritismo, não vejo quem ganha mais e quem perde mais. Os dois têm a ganhar e a perder", opinou o técnico Tite rechaçando qualquer tipo de comparação entre os dois clubes.

Será assim. Um dia após o Inter comemorar 100 anos de vida, entrará em campo para disputar um Gre-Nal. Independente de quem vença, será um clássico histórico, que poderá recebe diferentes apelidos dependendo do resultado.

 
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 5 de abril de 2009, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann e Júlio César Santos (ambos do RS)

INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Nilmar
Técnico: Tite

GRÊMIO: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Makelele, Adilson, Tcheco, Souza e Jadilson (Fábio Santos); Jonas e Herrera (Maxi López)
Técnico: Celso Roth

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet