Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sanguessuga

Soares acusa Galindo de compactuar em esquema para sucatear a saúde

Foto: Olhar Direto

Soares acusa Galindo de compactuar em esquema para sucatear  a saúde
O ex-secretário de saúde da Capital Luiz Soares (PSDB) acusou o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), de compactuar com o atual secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, para sucatear o Sistema Único de Saúde (SUS), e com isso poder justificar a entrega da administração das unidades hospitalares ao que ele ironicamente chama de ‘Organização Sanguessuga’, que na verdade seria o modelo de gestão adotado pelo Estado, por meio das Organizações Sociais, para administrar os hospitais.


“Acuso a existência de um grupo privatista no comando do SUS em Mato Grosso e em Cuiabá, visando torná-lo, pelas falhas, inaceitável para a população sucateando-o para entregá-lo às OS’s e à ‘sanha’ dinheirista. Cobro uma ampla investigação dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Tribunal de Contas para esclarecer o atraso de meses no pagamento dos fornecedores e dos prestadores de serviço da Secretaria Municipal de Saúde, que se iniciou a partir de 2010”, acusou.

Segundo Soares os recursos de janeiro a abril e 2011 já foram repassados pelo Ministério da Saúde, porém das despesas correspondentes a esses meses, muitas não foram pagas. “Os valores recebidos em 2009 eram menores que os de 2010 e 2011. Além de pagar as dívidas de gestões anteriores, melhoramos o custeio de toda a rede municipal de serviços de saúde e ainda a ampliamos, com recursos próprios do SUS, sem um centavo da Prefeitura. Eu quero é o Galindo explique para onde tem ido o dinheiro da Saúde”, disse.

Soares foi secretário de Saúde na Capital entre os anos de 2001 e 2004, e de 2008 a 2009, e se auto intitula como ‘cidadão defensor do SUS’. De acordo com o tucano Cuiabá necessita urgentemente da construção de um hospital público estadual de grande porte, com serviços de alta complexidade, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde. “O município não suporta mais ter um segundo hospital de referência estadual como é hoje o Pronto Socorro de Cuiabá”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet