Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

INSATISFAÇÃO

Camelôs viram alvo de operação e populares reclamam

Foto: Elizabeth Wagner

Camelôs viram alvo de operação e populares reclamam
A operação integrada “Ostensividade Permanente” voltou às atenções neste sábado (28) para os camelôs e sob o comando do coronel da Polícia Militar Perry Taborelli diversas caixas de CD`s e DVD’s piratas foram apreendidos no Centro de Várzea Grande. A ação deixou alguns trabalhadores e populares revoltados, reclamando da atuação da polícia e da falta de segurança.


Durante a abordagem no camelô, a revolta de populares que se ajuntaram para acompanhar a vistoria no local era reflexo do sentimento de insegurança do cidadão. “Eles deveriam estar pegando bandido”. “Enquanto estão aqui homicídios estão acontecendo pela cidade. É com isso que devem se preocupar”. Estas eram as declarações das pessoas que passavam pelo local.

A pirataria é crime, com pena prevista no Código Penal, porém, diante da banalização, até mesmo o Poder Judiciário já tem amenizado e até inocentado comerciantes de produtos copiados. Porém, a questão é polêmica, já que também vai contra os direitos autorais da obra.

A operação integrada foi deflagrada na noite de sexta-feira (27) e já apresentou um saldo positivo, principalmente, no combate ao tráfico de droga. Doze pessoas foram encaminhadas para delegacias por uso de entorpecente, além de outros três menores que também foram flagrados usando drogas. Sessenta e oito trouxinhas de pasta base, oito 'cabeças' e três porções de cocaína foram apreendidas durante as primeiras horas da operação em Cuiabá.

A equipe do Olhar Direto acompanhou algumas abordagens realizadas durante a noite e constatou que os comboios agem de maneira rápida e não deixam nenhum suspeito escapar da revista. A rua é fechada e ninguém pode sair ou entrar enquanto o procedimento não terminar. Além dos policiais que efetivam a revista e os que vigiam, em alguns dos pontos considerados mais críticos, o helicóptero da PM oferece apoio, iluminando o perímetro, impedindo qualquer fuga.

Balanço

A operação também focou nas abordagens e vistorias veiculares, que ocorreram nas principais avenidas da cidade, como na Getúlio Vargas, Fernando Correa e CPA. Na fiscalização de trânsito a Polícia Militar aplicou 103 autos de infração de trânsito (AIT), oito carteiras de habilitação foram apreendidas e 12 certificados de registro e licenciamento de veículos foram autuados. Mais de trinta e cinco bairros foram fiscalizados em Cuiabá, onde as equipes averiguaram bares, restaurantes e lanchonetes.

Já em Várzea Grande, a equipe do II Comando Regional recapturou o fugitivo do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Diomar Gonçalo de Campos Souza, de 18 anos. Ele foi preso em flagrante no posto América, na Avenida Júlio Campos. Diomar estava preso por roubo a banco.

A Operação na cidade industrial também obteve êxito na apreensão de 37 maços de cigarros contrabandeados oriundos do Paraguai. Mil e quatrocentas pessoas foram abordadas durante a operação integrada no município. Trezentos e noventa e seis veículos e 600 motos foram abordados, sete veículos apreendidos e seis pessoas conduzidas para delegacia, sendo dois menores.

Em diversos pontos de Várzea Grande os policiais militares realizaram blitz de trânsito. Dezoito multas foram aplicadas e duas carteiras de habilitação (CNH) foram recolhidas.

Oito advertências foram aplicadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e oito notificações da Vigilância Sanitária foram aplicadas em estabelecimentos comerciais entre bares e restaurantes.

O Corpo de Bombeiros Militar, que também atuou na operação integrada, registrou 15 notificações em bares de Cuiabá que não possuíam alvará de segurança contra incêndio. Em Várzea Grande, foram 12 notificações em estabelecimentos comerciais.

A Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá, registrou três Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por tóxico, quatro de diversas naturezas sendo, lesão corporal, desacato e desobediência, danos morais e importunação ofensiva ao pudor. Vinte e oito boletins de ocorrência foram registrados.

Leia também:

Forças policiais realizam ação de guerra em Cuiabá e VG
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet