Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Programas sociais e produtividade das diretorias são destaques na reunião gerencial

Com um novo visual, o programa de prevenção ao uso e combate ao tráfico de drogas, 'De Cara Limpa Contra as Drogas', foi apresentado na reunião gerencial, ocorrida na sexta-feira (27.05), na Academia da Polícia Judiciária Civil, pela nova coordenadora do programa, delegada Juliana Chiquito Palhares. A delegada fez um resumo das atividades executadas neste ano e anunciou o retorno das ações, no bairro Pedra 90, no mês de agosto.


Cerca de dez escolas deverão continuar recebendo as oficinas, palestras, atividades esportivas e culturas do 'De Cara Limpa Contra as Drogas', que teve todo o seu material de divulgação repaginado, mais leve e atrativo ao público juvenil. Conforme a delegada, os preparativos para o retorno dos trabalhos estão a todo vapor, com data marcada também para a terceira corrida 'De Cara Limpa Contra as Drogas', no dia 16 de outubro.

Em seguida, o delegado José Abdias Dantas, coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Civil, falou do projeto “Quatro Estações”, executado pela Base Comunitária do Jardim Vitória, em Cuiabá. “O projeto busca a cada etapa aproximar a comunidade da polícia. Sua meta é transformar os locais de violência em um ambiente de paz social”, explicou.

Outro projeto apresentado aos 150 participantes da reunião gerencial de delegados, diretores, chefes de cartórios, de equipe, gerentes e coordenadores, traz uma preocupação de toda a Segurança Pública, a questão dos homicídios. O projeto intitulado 'Território da Paz', programa de redução de homicídios em Mato Grosso, ainda está sendo elaborado, segundo a delegada Mara Rúbia de Carvalho, da Secretaria Adjunta de Políticas, Programas e Projetos.

Na reunião gerencial, quatro delegados do interior do Estado, receberam “Elogio”, da comissão de produtividade por apresentarem os melhores índices de abertura e conclusão de inquéritos policiais. São os delegados Wilyney Santana, de São Félix do Araguaia, Alessandrah Marquez Ferronato, da Delegacia da Mulher de Cáceres, Mário Resende, de Mirassol D’ Oeste e Antonio Moura Filho, de Água Boa.

Para o delegado Mário Resende, que mantém a média de 100 inquéritos instaurados e concluídos ao mês, nos últimos três meses, por atuar na região de fronteira, onde há forte movimentação do tráfico de drogas, roubo e furtos, há necessidade constante da Polícia Civil agir, por isso os números de procedimentos policiais são altos também.

Ainda na segunda parte da reunião, o diretor de Execuções Estratégicas, José Antonio Cavadas, voltou a incentivar a elaboração de projetos para captação de recursos federais. O diretor da Acadepol, Gênison Brito Alves Lima, apresentou a obra, já em construção, do Centro de Treinamento, com stand de tiros, torre de 17 metros e ambientes de simulação de evento, os cursos de capacitação realizados e os previstos para este ano. Ao todo 452 pessoas, sendo mais da metade policiais, passaram por capacitações na Acadepol.

Participando da reunião pela primeira vez, o delegado Romildo Grotta, de São José do Rio Claro, disse que a reunião é uma ótima oportunidade para compartilhar e conhecer o trabalho dos demais colegas. “Todos os delegados deveriam participar, pelo menos uma vez”, declarou.

“É importante conhecer o que a Polícia Civil está produzindo, saber que a região Araguaia, ainda deficiente de estrutura física, de efetivo e difícil acesso, conseguiu uma boa produtividade. Isso é graças ao comprometimento dos servidores que superam as dificuldades em prol da Insituição”, complementou o delegado Wilyney Santana.

PRODUTIVIDADE

A Diretoria de Atividades Especiais ressaltou a produtividade das Delegacias Fazendária, Entorpecentes, Meio Ambiente, Gerência de Combate ao Crime Organizado, Polinter e Grupo de Operações Especiais (GOE). De janeiro a abril, a Polinter deu cumprimento a 713 mandados de prisão. Foram mais de 49 mandados cumpridos durante operações das delegacias do DAE, como as 16 ordens de prisão decretadas na operação “São Thomé”, da Dema com a Delegacia Municipal de Sinop.

A Diretoria Metropolitana frisou a realização de 37 operações policiais na Grande Cuiabá, de iniciativa da Diretoria, a exemplo das operações 'Lua' e 'São Matheus', de repressão ao tráfico de drogas e prostituição infantojuvenil, além das operações deflagradas pelas delegacias, como a última realizada, na sexta-feira (21.05) passada, pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, denominada 'Flanelinha 2', para cadastramento de guardadores de carros. A apresentação foi feita pela delegada Sílvia Virginia Biagi, diretora metropolitana adjunta.

O delegado Jales Batista da Silva também apresentou os números da Diretoria de Interior. Segundo ele, neste ano foram realizadas várias operações no interior, que resultaram no cumprimento de 434 mandados, 795 prisões, 79 quilos de drogas, 10 armas, R$ 9,2 mil, e 67 veículos. “Os números são exclusivamente da Polícia Civil”, frisou.

Por último, a Diretoria de Inteligência mostrou o que vem sendo feito na área de capacitação de servidores para atuar com o Sistema de Inteligência da Polícia Civil (Sinpol), que já formou 68 policiais e inseriu 25 agentes na comunidade. O delegado Marcelo Felisbino, coordenador de Inteligência, destacou ainda a instalação dos núcleos de inteligências, nas regionais de Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças, e a participação direta em 35 operações policiais, que culminaram em 40 prisões.

O delegado geral, Paulo Rubens Vilela, finalizou a reunião fazendo algumas ressalvas aos policiais dos assuntos discutidos na reunião. Conforme Paulo Rubens Vilela, embora com todas as dificuldades a administração está buscando formas para resolver os problemas, como a carência de efetivo e estrutural. O delegado pediu aos policiais que não se desestimulem, pois a diretoria está ciente e tem articulado meios para ajudar as unidades. “O nível das apresentações está cada vez melhor. Todas as diretorias tem mostrado bons rendimento”, analisou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet