Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Atletas de musculação disputam vagas para campeonato mundial

Foto: Divulgação

Atletas de musculação disputam vagas para campeonato mundial
De Curitiba sairão neste sábado (28) os candidatos brasileiros do Campeonato Mundial de Musculação em 11 de julho. As prévias da etapa nacional começaram depois do almoço no Centro de Convenções. Os três primeiros colocados de cada categoria seguem para as exibições no Anhembi, em São Paulo.


É a segunda vez de Curitiba (em 2006, a etapa nacional também foi aqui). “E o Paraná tem uma das equipes mais fortes, junto com São Paulo e Minas”, disse ao G1 o presidente nacional da Nabba (organismo internacional fundado em 1950, o cérebro das competições), Rodrigo Koprowski.

Nos corredores, antes do palco, com mais de cem competidores musculosos e com trajes de banho, silêncio e concentração peculiares. “É um esporte individual e exige muita disciplina”.

O presidente paranaense da Nabba, Márcio Levy, explica que “a avaliação dos jurados se baseia na experiência visual, no conjunto ‘definição, volume muscular e simetria’”. Antes de um atleta qualquer ser aceito, uma “equipe” busca por marcas visíveis do uso de anabolizantes, diz Levy. Mas antidoping mesmo só no mundial.

A maioria dos atletas malha no contra turno. O projetista Celso Reins, de 42 anos, pratica musculação há 18 anos, uma hora por dias. Ganhou quatro títulos (três paulistas, um vice paulista e um vice nacional brasileiro). Com quatro filhos, o mecânico Donizete do Santos trouxe apenas a mulher para torcer. Helena Maria de Col, de 50 anos, dona de uma loja de roupas femininas considera que a musculação a tenha tirado da depressão.

Roberto Fronza e Roberta Gomes trabalham como treinadores de musculação, é como ganham dinheiro. Por gosto pessoal, quando o assunto não é dinheiro, o primeiro treina a segunda para campeonatos de musculação. A dupla de Santa Bárbara do Oeste (SP) levou o Campeonato Paulista de 2008. Eles fizeram para o G1 a lista de itens essenciais em uma competição:

1. Dream tan (um tipo de pasta marrom, usada para deixar os músculos mais aparentes);
2. Rolo de pintura (com aproximadamente 15 cm de comprimento, para espalhar Dream tan);
3. Óleo (para dar brilho ao corpo);
4. Elásticos (usados nos aquecimentos, para tonificar).


São duas etapas. A prévia, à tarde, é um tipo de ensaio e à noite a apresentação é para os jurados. Durante a prévia de uma das categorias masculinas, a plateia se manifestou bastante. “Teu peito tá puxado”, alguém, gritando, provocou.

Logo depois, o instrutor disse aos que estavam de frente: “Atletas, um quarto de volta para a direita”. Teve de repetir. “Atletas, um quarto de volta para a direita”. E já em um apelo mais direto: “Direita, senhores”. Então a fila ficou toda do mesmo lado. São apresentadas, ao mesmo tempo, por cada grupo que está no palco, quatro posições frontais, três laterais e duas de costas.

Não para
Alexandro da Costa Oliveira tem 32 anos, passou a metade da vida fazendo musculação, e veio de Viamão (RS) para o primeiro nacional. “A vida não mudou em nada”, diz sobre a perna direita, perdida depois de um acidente de moto, em 2006. Um engavetamento entre uma moto, um carro e um caminhão, dois anos antes, prensou o professor de capoeira.

“Passei dois anos tentando salvar, minha perna, mas não consegui”. Era casado, mas o divórcio coincidiu com a amputação. “Acho que minha ex-mulher, com quem tenho uma filha de nove anos, gostava da perna”, brinca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet