Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

cidadania

Mais de 1,3 mil estabelecimentos vão garantir acessibilidade

Cerca de 1300 estabelecimentos comerciais de Rondonópolis assinaram acordo com a Prefeitura Municipal e o Ministério Público Estadual (MPE) se comprometendo a adequar rampas e calçadas do centro da cidade para garantir a acessibilidade de idosos, deficientes, obesos e gestantes até o final do ano. A partir de 2012 a fiscalização de técnicos do MPE, Corpo de Bombeiros e a administração municipal vão multar os comerciantes que não se adequarem.


O município estabeleceu a regra de só renovar o alvará de funcionamento dos comerciantes que assinassem o acordo se comprometendo a promover mudanças na parte exterior e interior dos imóveis. Mas no caso das adaptações dentro das lojas, a medida será tomada apenas quando houver reformas ou ampliações dos estabelecimentos.

Uma audiência pública será realizada nesta quinta-feira (09), às 19 horas, no Caiçara Clube, ocasião em que a prefeitura deve apresentar as especificações de como deve ocorrer à adaptação do calçamento.

Conforme o promotor Ari Madeira, cerca de 30% a 40% da população deixa de comprar devido a falta de acessibilidade. “O idoso e a pessoa com problemas de mobilidade levam acompanhantes quando saem de casa para ir às compras. As lojas perdem clientes porque dificultam o acesso delas”.

Madeira iniciou o plano de ação para garantir a acessibilidade no município em março de 2010. Foram realizadas reuniões com representantes dos lojistas, associação industrial e sindicato rural. “Era mais fácil fazer várias ações civis públicas, mas as coisas só mudam com cidadania. Muitos idosos quebram o fêmur por falta de condições das calçadas” .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet