Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Campanha visa diminuir consumo de papel

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Corregedoria-Geral da Justiça lançou a campanha de Racionalização 2011, com a finalidade de reduzir os custos, mudar cultura e atingir metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O trabalho é desenvolvido pelo Comitê Ação, que percorre todos os departamentos da secretaria para sensibilizar os servidores acerca da necessidade de racionalizar a utilização de bens cuja matéria prima é advinda da natureza. As visitas aos setores começaram na sexta-feira (3 de junho) e seguem por todo o dia de hoje (6 de junho).


Com o slogan Recicle suas idéias. O planeta agradece, a campanha será realizada em cinco etapas, de forma a reduzir o uso do papel, telefone, luz, copos de plásticos e água. Nessa primeira etapa são feitas apresentações em todos os setores sobre o uso consciente do papel e sobre a quantidade de tempo que o material gasta para se decompor na natureza. Também são apresentadas informações que chocam os servidores como a necessidade de se utilizar 100 mil litros de água para se fazer uma tonelada de papel novo, enquanto que para produzir a mesma quantidade de papel reciclado são necessários apenas dois litros.

“A idéia é reduzir em até 40% o gasto com papel, pois em um levantamento solicitado detectamos que a secretaria da Corregedoria utilizou 230 resmas em quatro meses, de janeiro a abril”, destacam as servidoras líderes da campanha, Jamilly Castro da Silva e Marina Lopes Almeida.

Para atingir as metas, as duas servidoras pediram que os servidores seguissem três passos: 1º) antes de imprimir um documento pensar se realmente é necessária a impressão, 2º) se for, use a frente e o verso do papel; 3º) caso seja necessário descartar papéis, utilizar a caixa de reciclagem. Para fazer com que as idéias sejam retidas, foram produzidos cartazes no setor gráfico e afixados nos setores. Todas as máquinas impressoras da secretaria já foram configuradas de forma a permitir a impressão frente e verso. Ainda como exemplo da boa prática, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, e todos os seus assessores, já estão utilizando os dois lados do papel impresso.

A Campanha de Racionalização atende às metas prioritárias de 2010 do Conselho Nacional de Justiça, especificamente à Meta 6, que determina a redução de pelo menos 2% no consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível para todo o Sistema Judiciário Brasileiro. Apesar de a meta corresponder ao ano passado, as líderes da campanha explicam que elas são perenes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet