Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Cultura do girassol volta a crescer no sudoeste de Goiás

Foto: Reprodução

Cultura do girassol volta a crescer no sudoeste de Goiás
Em uma propriedade em Jataí, as flores do girassol dão um colorido especial na fazenda, mas a beleza da lavoura vai além do horizonte. Depois de registrar queda de produção nas últimas safras por causa de doenças nas plantações, o município voltou a investir no girassol.


O município de Jataí já chegou a produzir cerca de cinco mil hectares de girassol, quase metade do que é produzido hoje em Goiás, mas por causa do mofo branco, muitos agricultores desistiram de cultivar o grão.

Em 2010 foram menos de 800 hectares de lavoura. Este ano, os produtores voltaram a apostar na cultura e fizeram mais investimentos em tecnologia e manejo adequado da plantação.

O girassol é usado em larga escala na produção de óleo comestível e ração e as indústrias já estão de olho nos grãos produzidos em Jataí. Ronildo Cândido, coordenador de negócios de uma indústria, afirma que a safra de Goiás não é suficiente para atender a demanda das empresas instaladas no estado.

Goiás é o terceiro produtor de girassol do país, está atrás de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul. O estado produz apenas 50% da matéria-prima, os outros 50% vêm de estados como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Segundo Ronildo, o mercado é garantido, o produtor não precisa ter medo de plantar porque com certeza ele vai vender depois.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet