Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Previsão de inscrições para evento ambiental já está superada

Os últimos detalhes para a realização do Global Katoomba Meeting foram debatidos nesta segunda-feira (23) na Casa Militar do Governo do Estado. A expectativa de participação já está superada, sendo que as 500 inscrições para acompanhar os debates dentro do salão principal se esgotaram na sexta-feira (20). A pedido do executivo estadual, que oferece a estrutura para que o evento seja realizado, outras 300 inscrições foram abertas, mas estas pessoas acompanharão o evento por telões em outro ambiente. As inscrições não incluem o grupo de pesquisadores e palestrantes, cerca de 70 pessoas, do Katoomba.


Devido a repercussão internacional do evento, aproximadamente 100 inscrições internacionais foram confirmadas, principalmente de países africanos e vizinhos sul-americanos, como Bolívia e Colômbia. “É um espaço onde o Estado irá ouvir de especialistas sugestões para as questões ambientais. Nós também mostraremos ao mundo nosso trabalho. Em seis anos reduzimos o desmatamento de algo em torno de 11 mil Km² para 2,5 mil Km²”, explicou o chefe da Casa Militar, Alexander Maia.

Maia detalhou que o investimento que o Estado deposita na Secretaria de Meio Ambiente é o segundo maior de todas as pastas, não levando em conta Saúde e Educação, pastas com recursos garantidos em lei. “Nós já duplicamos o número de agentes voltados para a fiscalização ambiental em Mato Grosso. De longe somos o Estado brasileiro que mais vem investindo nas questões ambientais”.

Dados como a produção agrária mato-grossense, que ocupa em torno de 36% do território do Estado, sendo 9% para a agricultura e o restante para a pecuária, chamam a atenção internacionalmente. Um exemplo deste interesse acontece ainda esta semana, quando de quinta-feira (26) a sábado (28), 14 embaixadores da União Européia estarão em Mato Grosso visitando Cuiabá, Sapezal e Alta Floresta. A Alemanha vem apresentando um interesse em especial, comentou Maia. Após o Katoomba, oito parlamentares alemães virão conhecer o processo de produção sustentável praticado no Estado.

“O que nós temos que fazer é mostrar os avanços. Quando apresentamos estes números as autoridades internacionais elas ficam surpresas. Estes dados não chegam aos governantes pela imprensa internacional. Nas duas vezes que o embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, esteve em Mato Grosso no ano passado, ele ficou surpreso”, destacou Maia.

A reunião desta segunda-feira teve a participação do secretário de Meio Ambiente, Luis Daldegan, do diretor do Instituto Centro de Vida, Sérgio Guimarães, e ainda de representantes dos fornecedores do evento. O Katoomba acontece na capital mato-grossense entre os dias primeiro e dois de abril, e irá reunir eminentes especialistas de indústrias florestais e de energia, instituições de investigação, setor financeiro, ONGs ambientais e comunidades pesquisadoras de todo o mundo.

O grupo katoomba é uma rede internacional de indivíduos que trabalham para promover e melhorar a capacidade relativa ao mercado e pagamentos para serviços ecossistêmicos. O grupo serve como um fórum, para troca de idéias e informações estratégicas sobre transações e mercados de serviços.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet