Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Redução

Blairo Maggi reduz ICMS da energia elétrica para comércio e residências

O governador Blairo Maggi decidiu começar a honrar, ainda que timidamente, um de seus compromissos de campanha e anunciou uma redução da tarifa da energia elétrica de Mato Grosso. O decreto reduzindo o ICMS será assinado na próxima semana e deverá entrar em vigor no próximo mês. A redução ficará em torno de 3,2% , na alíquota referência da cobrança do ICMS e que redundará numa economia de 11% nas contas de energia para clientes residenciais que consomem acima de 500 quilowatts e comerciais, de uma forma geral.


Maggi, em entrevista concedida no final da tarde, explica que, como houve um aumento de 13% nas contas de energia, será concedida uma redução da tarifa para o setor comercial passando para 28,8%. A taxa cobrada anteriormente era de 30% .O mesmo vale para os consumidores residenciais, que consomem acima de 500 kW. O aumento para as residências tinha ficado em 11,75%.

“Com essa atitude vamos ter uma das tarifações mais baratas do pais”, afirmou. No entanto, o governador informou que a redução não é válida para o setor industrial. Isso porque, segundo ele, o segmento já tem direito a crédito, ao contrário do comercial. “Todo imposto industrial é creditado”, explicou.

Com a redução, o Governo vai deixar de arrecadar a média de17,5 milhões ao ano. O  decreto deverá ser assinado na próxima semana, sendo uma resposta do Governo ao reajuste praticado este mês pela concessionária de energia.

Apesar da crise instalada no território mato-grossense, Blairo afirma que não há redução da arrecadação, mas sim a diminuição do ritmo do crescimento. “Estamos nos atentando na arrecadação, e até o momento não há problemas”, frisou. Dessa forma, o anúncio vai  atingir 100 mil unidades consumidoras em todo Estado, o equivalente a 10,63% das 940 mil unidades clientes da Rede Cemat.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet