Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Dal´Bosco cobra construção de oficina ortopédica no Centro de Reabilitação em Sinop

Os 501 km que separam Sinop da capital do estado é um dos maiores entraves para os portadores de deficiência física na região Norte de Mato Grosso, que precisam deslocar-se até Cuiabá para aquisição e concertos em aparelhos de órteses e próteses. Diante desta dificuldade o deputado estadual Dilceu Dal´Bosco (DEM) indicou ao secretário de Estado de Saúde Augustinho Moro a construção de uma oficina ortopédica no Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, em Sinop.


A oficina vai fabricar próteses e órteses ortopédicas. As próteses são equipamentos que substituem partes amputadas do corpo, como um braço ou perna. Órteses são aparelhos ou dispositivos de uso externo para alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo, como por exemplo, muletas e andador.

“Esta oficina significará economia de recursos, tanto para o município quanto para os pacientes, que terão atendimento de primeira e, o que é melhor, perto de casa. Não será preciso deslocar-se até Cuiabá e isso significará economia aos cofres públicos, porque essas viagens são custeadas pelas prefeituras municipais”, afirmou

A indicação foi apresentada por Dal’Bosco em atendimento ao pedido do vereador por Sinop Ademir Bortoli (DEM). Segundo Bortoli, nos últimos anos a cidade, que conta com uma população de aproximadamente 150 mil habitantes (quarto município mais populoso de Mato Grosso), transformou-se em pólo de saúde da região, atendendo inclusive os municípios do Sul do Pará. “Pretendemos amenizar os problemas dos deficientes físicos, evitando seu deslocamento, levando em consideração suas dificuldades de locomoção”, disse.

O vereador sinopense esclareceu ainda que os equipamentos ortopédicos serão disponibilizados tanto a pacientes que podem e querem pagar por eles, como para quem não pode e terá assistência através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não se trata de compra, mas de tratamento. Os pacientes serão preparados para receberem próteses e o tratamento multiprofissional inclui fisioterapeutas, psicólogos, médicos e até nutricionistas”, concluiu Ademir. O processo para o uso de prótese ortopédica dura de dois a três meses.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet