Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

REQUERIMENTO

Riva quer explicação sobre Land Rovers e Eder é convocado pela AL

Riva quer explicação sobre Land Rovers e Eder é convocado pela AL
O secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, terá de retornar à Assembleia Legislativa para esclarecer a compra de 10 veículos Land Rover Defender e de equipamentos russos para realizar a segurança na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. O requerimento para convocação do gestor foi aprovado durante a sessão matutina desta quarta-feira (26).


O assunto tem sido discutido desde ontem na Assembleia Legislativa e os deputados Walter Rabello (PSD) e Percival Muniz (PPS) encabeçaram o movimento contrário a aquisição da tecnologia. Nesta quarta, o presidente da AL, José Riva (PSD), também comentou o assunto e cobrou da Secopa uma explicação sobre a compra e destacou que a iniciativa poderia ter sido feita pela pasta de Segurança Pública.

Ainda não tem data para que Eder vá até a Assembleia, mas Riva adianta que a aprovação do requerimento demonstra a 'força de atuação' do legislativo estadual. Agora no novo partido e com posicionamento independente, o parlamentar lembrou que o papel da AL é fiscalizar os atos do governo.

Apesar das cobranças, Riva defendeu a importância do monitoramento dos mais de 700 km de fronteira e destacou que não se trata apenas da aquisição de 10 Land Rover, mas também de equipamentos e da tecnologia. Só que, mais uma vez, ressaltou que a Secopa deveria ficar restrita às questões da Copa.

O parlamentar adiantou também que já foi verificado que os equipamentos estão com preços compatíveis de mercado. “Vamos verificar isso [preços], até porque sabemos que os equipamentos são necessários e que os investimentos nessa área foram por muitas vezes cobrados pela AL”, afirmou.

De acordo com o secretário ddjunto da Secopa, Jefferson de Castro, a secretaria está pronta para detalhar todas as ações. “A compra foi feita dentro dos parâmetros legais e já falamos com o presidente Riva que estamos à disposição para explicar sobre esse grande investimento e legado que a Copa deixará para Mato Grosso”, sustenta Castro.

O secretário explicou que a ação faz parte do plano de ação elaborado pela extinta Agecopa à área de Segurança Pública. Conforme Castro, o plano apontou a região de fronteira como um dos grandes problemas de Mato Grosso, por ser a porta de entrada de drogas, principalmente. E que a ideia do governo é realizar um patrulhamento ostensivo com a compra dos conjuntos de monitoramento móvel.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet