Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

formalização

União pode arrecadar mais com 5% do INSS para domésticas

Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador Jaime Campos (DEM-MT), prevê que a União vai aumentar a arrecadação previdenciária com a redução da contribuição para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) das empregadas domésticas e dos empregadores, proposta aprovada hoje em caráter terminativo.


Ao invés do recolhimento mensal de 8% e 12% sobre o salário para a Previdência Social, o trabalhador doméstico e o patrão poderão passar a pagar uma alíquota de 5% sobre o salário mensal.

"Além de garantir a formalização das empregadas, a redução da contribuição vai resultar num aumento da arrecadação previdenciária. Aliás, se o governo baixasse os tributos, de um modo geral, arrecadaria mais", vaticina Campos. 

Sob a presidência do parlamentar mato-grossense, a  CAS também aprovou a dedução no Imposto de Renda do salário pago a empregado doméstico.

Outras matérias importantes aprovadas hoje são a inclusão dos motoboys e mototaxistas entre as profissões que recebem o adicional de periculosidade; o impedimento à demissão por embriaguez e o aumento da multa por trabalho não remunerado em feriados.

Com o objetivo de melhorar a qualificação dos trabalhadores, foram aprovados uma fundo para o ensino profissionalizante e a dedução no IR de gastos com treinamento de funcionários

Para o trabalhador aposentado a boa notícia é o projeto que permite o pedido de revisão, a qualquer momento, do valor de aposentadoria ou pensão.

Também foi aprovada pela CAS amplia a lista de práticas discriminatórias no trabalho ou durante o processo de contratação, como a rejeição de um candidato a emprego porque ele está com crédito negativo na praça.

Essa matéria ainda terá de ser analisada em turno suplementar. Quando um projeto é transformado num substitutivo, isto é, totalmente modificado pelo relator, ele precisa passar por uma segunda votação, que é o turno suplementar. Essa segunda votação ocorre em todas as instâncias em que o projeto precisa ser votado: nas comissões e no Plenário. na CAS.

As demais matérias, exceto a dos motoboys e a do fundo para o ensino profissionalizante, seguem para a Câmara dos Deputados. Com informações da Agência Senado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet