Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Povos indígenas de Mato Grosso terão Guarda Parque

O governador Blairo Maggi se reuniu nesta quarta-feira (29.04) com representantes indígenas das etnias Juruna, Kaiapó e Bakairi. O superintendente de Assuntos Indígenas, Rômulo Vandoni e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo, acompanharam a audiência cujo obejtivo foi discutir a criação da Guarda Parque. Entre os representantes indígenas que apresentaram o projeto ao governador, estava o cacique Megaron Txucarramãe, da região do Xingu.


De acordo com o coronel Arilton Azevedo, a Guarda Parque vai ser formada por indígenas, porém com a gestão do Corpo de Bombeiros e participação da Polícia Militar. “Primeiro vamos estudar o projeto para ver a viabilidade e como vamos implantá-lo”, observou. Os militares irão capacitar os indígenas para a formação da nova corporação. A Guarda Parque irá atuar na proteção ao meio ambiente e na área de segurança das aldeias. “Iremos capacitar os indígenas e prepará-los com noções de primeiros-socorros, prevenção a incêndios e preservação do meio ambiente, por exemplo”, explicou o coronel.

Segundo Rômulo Vandoni, os indígenas reivindicaram o apoio do governador na criação e implementação do projeto que é respaldado por um decreto presidencial. Blairo Maggi determinou que a Superintendência Indígena e o Corpo de Bombeiros auxiliem os povos indígenas no mesmo. “Isso será um avanço muito grande para as comunidades indígenas de Mato Grosso”, observou Vandoni.

Sede - Durante a audiência ficou acordado também que o Governo do Etado vai doar uma área para os povos indígenas onde será construída a sede da Federaçõ Indígena de Mato Grosso. O local da área ainda não foi defnido, porém a Superintendência de Assuntos Indígenas já está estudando as possibilidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet