Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Enviar para amigos Comentar Cérebro acompanha redução da atividade manual, diz estudo

É sabido que o uso intensivo das mãos - a exemplo de quem exerce atividades manuais intensas, como músicos profissionais ou leitores da escrita braille -, conduz a um aumento de atividade em determinadas áreas cerebrais. O uso das habilidades sensoriais foi investigado por estudiosos da cidade de Bochum, na Alemanha, que descobriram agora que se apenas uma das mãos for usada, a atividade cerebral acompanha a redução da manual, proporcionalmente, o que pode mudar se o membro imobilizado for estimulado. As informações são do jornal alemão Die Welt.


Para descobrir como a atividade de apenas uma mão age sobre o cérebro, os pesquisadores estudaram um número delimitado de pacientes que haviam sofrido acidente e ficaram com um dos membros impossibilitados de movimento pelo uso de tala ou gesso. Sensores foram então colocados nessas pessoas para acompanhar a atividade cerebral e verificar como a inatividade de movimento pode afetar na vida cotidiana.

As medições foram feitas duas vezes: a primeira, de duas a três semanas após a colocação do gesso ou da tala; a segunda, de duas a três semanas após a retirada do gesso. Os resultados foram claros: através de uma ressonância magnética, os pesquisadores verificaram que, se houver a estimulação do dedo indicador da mão machucada, isso aumenta significativamente a atividade no cérebro, apontada na área do córtex somatossensorial.

A conclusão dos pesquisadores foi que, ao não fazer nenhuma atividade com umas das mãos, automaticamente certas áreas cerebrais diminuem a atividade, o que significa que o fluxo contínuo de percepção sensorial é necessário para o bom desempenho das áreas cerebrais sensoriais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet