Terça-feira, 30 de abril de 2024

Pesquisadores colocam em xeque a origem do vírus da atual gripe suína

A variação do vírus influenza H1N1, responsável pela gripe suína que já infectou pessoas em nove países de quatro continentes, é resultado de uma combinação de duas cepas comuns que atacam porcos --a informação é de três cientistas de equipes de pesquisa independentes. Até agora, a informação era de que o causador da doença era um híbrido de vírus de gripe humana, de aves e de suínos

"Nós chamamos isso de recombinação de dois vírus suínos já existentes", afirmou Andrew Rambaut, geneticista da Universidade de Edimburgo (Escócia), à revista "Wired".

Para chegar a essa conclusão, o cientista analisou sequências genéticas de amostras do vírus retiradas de duas crianças infectadas na Califórnia (EUA). As amostras foram colhidas pelo CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos) e estão disponíveis em um banco de dados internacional sobre genes de vírus que causam gripe.

Segundo a revista, os pesquisadores Eddie Holmes, da Universidade da Pensilvânia (EUA) e Steven Salzberg, da Universidade de Maryland (EUA), chegaram a conclusões semelhantes sobre o assunto.

De acordo com os pesquisadores, a atual doença é resultado da combinação entre os vírus americano e eurasiático de gripe dos porcos --não há registro de infecção em humanos por esses tipos. A hipótese dos pesquisadores é que um ou mais porcos foram infectados ao mesmo tempo por esses vírus, o que resultou em uma nova combinação.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, deu uma outra explicação para o surgimento do vírus. Ele afirmou que a gripe se originou de uma mistura de diferentes vírus, de origem suína, aviária e humana. "Foi possível reconstituir a origem dessas diferentes famílias de vírus: a cepa aviária é de origem americana. Das duas cepas suínas, uma seria americana e a outra asiática, enquanto que a cepa humana é americana", afirmou Vallat

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!