Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

isolamento

Presidência da União Europeia se opõe a restringir voos com México

Presidência da União Europeia se opõe a restringir voos com México
A ministra da Saúde tcheca, Daniela Filipiova, cujo país exerce a Presidência rotativa da União Europeia (UE), manifestou nesta quinta-feira sua oposição em restringir os voos com o México para frear a expansão da gripe suína --doença que atinge sete países europeus e que matou oito no México.


"Não sou a favor de impor restrições às viagens", afirmou Filipiova, em declarações antes de uma reunião extraordinária de ministros da Saúde da UE na qual se tenta definir medidas comuns.

A proposta francesa para restringir as viagens será tratada na reunião ministerial, que começa às 9h30, junto com outras possíveis medidas comuns para enfrentar o foco de gripe suína gerado na América do Norte.

Os países da UE farão a reunião de emergência para chegar a um acordo sobre um plano para combater a epidemia de gripe suína, depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aumentou o nível de alerta para cinco, em uma escala de até seis, e informou que a pandemia é iminente.

A missão dos ministros europeus da Saúde, convocados para uma reunião extraordinária nesta quinta-feira à tarde, em Luxemburgo, será difícil ante as recomendações contraditórias à população emitida a nível nacional pelos países membros da UE.

Até o momento, foram confirmados 10 casos de infecção do vírus influenza A, chamado H1N1, na Espanha; cinco no Reino Unido [com dois casos na Escócia e dois na Inglaterra], três na Alemanha, um na Áustria, outro na Suíça e um na Holanda. A maioria em pessoas que visitaram recentemente o México.

A reunião dos ministros avaliará também a proposta francesa de suspensão dos voos para o México, mas a maioria dos países do bloco se mostrou hesitante quanto à adoção de uma medida tão drástica.

No entanto, a rapidez com que a situação evolui, com a confirmação de novos casos de gripe suína em vários países da Europa e o fato da OMS ter elevado o nível de alerta pandêmico de 4 para 5, em uma escala que vai até 6, pode forçar os ministros a adotar uma postura contundente.

A OMS aconselha os países a recomendar uma redução das viagens e as aglomerações nos transportes públicos, mas não recomenda restrições de deslocamentos até os países afetados.

Até o momento, a epidemia atingiu de maneira mais leve os países europeus. O país mais afetado pela doença foi o México onde oito pessoas morreram entre 99 casos confirmados de gripe suína. Nesta quarta-feira, o presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu que as pessoas aproveitem o feriado de 1º de maio para ficar em casa e evitar mais transmissão do vírus.

O vírus é transmitido como o de uma gripe comum, de pessoa para pessoa e pode ser transmitido dias antes da pessoa começar a exibir os sintomas ou mesmo depois de já ter apresentado melhora. Até agora, as autoridades de saúde registraram que os antigripais Relenza e Tamiflu são eficientes contra a infecção.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet