Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Comunicação

Com R$ 3,7 mi da Câmara Federal, TVAL será transmitida em sinal digital

Foto: Renê Dióz/OD

A gerente de projetos de TV Digital da Câmara Federal, Evelin Maciel

A gerente de projetos de TV Digital da Câmara Federal, Evelin Maciel

A população mato-grossense terá acesso a sinal aberto e gratuito de TV digital para conferir tudo o que for debatido nas sessões plenárias ou produzido pelos parlamentares da Assembléia Legislativa (AL) a partir do primeiro semestre de 2012. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (06) com a inauguração do complexo de transmissão da TVAL de Mato Grosso e assinatura de termo de compromisso com a Câmara Federal, que doará R$ 3,7 milhões em equipamentos de transmissão.


Segundo a gerente de projetos de TV Digital da Câmara Federal, Evelin Maciel, enquanto a AL se encarrega do custeio e manutenção da estrutura do complexo televisivo (que inclui a única torre de transmissão própria de um poder legislativo estadual no país), a Câmara ficará responsável por investir nos equipamentos.

Os equipamentos, aliados à estrutura de casa de transmissão, cabos de fibra ótica, gerador, transformadores e aproximadamente 120 metros da torre de transmissão lado da sede da AL, permitirão sinal digital aberto e gratuito para levar aos mato-grossenses 24 horas por dia não somente a programação da TV AL, mas também da TV Câmara e da TV Senado em imagem de alta definição (HD). A gerente estipula em julho ou agosto o início das operações com o sinal digital em Cuiabá.

A meta é atingir 98% da população mato-grossense a partir de 2012, quando, após a implantação do sinal digital, a TVAL implementará a expansão da rede para os 40 municípios mais populosos do Estado, segundo mencionou o presidente da Al, deputado José Riva (PSD).

Além de Mato Grosso, o sinal começará a operar no mesmo período levando a programação produzida pelos poderes legislativos de Goiás e Espírito Santo. Este tipo de cooperação entre Câmara e assembléias ainda é considerado um modelo em teste, diz Evelin, mas já existe há três anos no Estado de São Paulo.

O projeto também está em andamento em Brasília e deve começar a operar em Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza em fevereiro.

Diretor da Rádio Câmara, Mário Ceccherini anunciou o termo de compromisso com a AL destacando a importância da TV pública, que consegue abranger temas que a mídia comercial não consegue. Ele citou como exemplo o fato de que, quando não há sessão na Câmara Federal, a imprensa quase não noticia os fatos que continuam sendo gerados fora do Plenário como as comissões que avaliam os projetos de lei, uma dinâmica semelhante à das casas legislativas estaduais.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet