Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

TERCEIRIZAÇÃO

Galindo recebe carta branca da Câmara Municipal e não descarta terceirizar administração de policlínicas e UPAs

Galindo recebe carta branca da Câmara Municipal e não descarta terceirizar administração de policlínicas e UPAs
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), que recebeu carta branca da Câmara Municipal para a contratação de Organizações Sociais (OS), não descarta terceirizar toda a rede de saúde pública do município. A administração já licita a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) com recursos do governo federal e poderá optar por OS’s para administrar ambas as aunidades, que devem ficar prontas em abril de 2012. 


Por enquanto, as policlínicas devem ser mantidas sob o comando do município. Contudo, Galindo adianta que uma equipe indepentente foi contratada para elaborar um estudo aprofundado sobre o melhor modelo de gestão, cujo resultado deverá ser entregue em fevereiro.

Caso a opção seja pela contratação de OS’s, até mesmo as policlínicas poderão ser repassadas para entidades da iniciativa privada. Galindo também já sinaliza com a intenção de repassar o pronto-socorro de Cuiabá para o governo do Estado, que, por sua vez, confirmou que pretende contratar uma Organização Social para realizar a gestão do PS.

Na manhã desta terça-feira (6), os vereadores autorizaram, por maioria, a administração municipal a contratar OS’s. O assunto gerou um debate polêmico, mas apenas três parlamentares votaram contra: Lúdio Cabral (PT), Toninho de Souza (PSD) e Domingos Sávio (PMDB).

O peemedebista Domingos Sávio, apesar de pertencer ao partido do governador Silval Barbosa (PMDB), manifestou-se contrário à política estadual de terceirizar a saúde e manteve o mesmo posicionamento na Câmara. O petista, por sua vez, lidera diversos movimentos contrários às OS’s, mas Toninh de Souza, do PSD, fez um discurso inflamado sobre o tema durante a sessão de hoje.

Para o parlamentar, o problema da saúde é de gestão, pois recursos existem, mas não são aplicados de forma correta. Toninho também disse que não vê vantagens para o município de Cuiabá transferir a responsabilidade da Saúde para uma OS.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet