Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

recado ao paiaguás

Líder do prefeito cobra, em plenário, funcionamento de hospitais

Os vereadores Paulo Borges Júnior, líder do prefeito Wilson Santos na Câmara de Vereadores, e Rosevelt Coelho, encaminharam ofício ao secretário de Saúde do Estado, Augustinho Moro, para discutir a possibilidade de o Governo ceder à Prefeitura de Cuiabá, um dos três hospitais adquiridos pelo Estado, o São Thomé, Modelo ou o Hospital das Clínicas, há mais de quatro anos, que estão de portas fechadas. As três unidades hospitalares foram adquiridas pelo Governo do Estado para servir de exemplo de saúde pública.



Conforme Borges Júnior, a única referência estadual em saúde é o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. “Cuiabá é uma das únicas capitais do País que não tem um hospital estadual de referência. A conseqüência disso é que pacientes do interior e até de outros estados superlotam o Pronto Socorro da Capital”, disse, acrescentando que enquanto isso os três hospitais, “com todos os equipamentos necessários para atender a população, continuam fechados”.


O líder do prefeito na Câmara faz parte da comissão de saúde do Legislativo cuiabano. No ofício encaminhado a Augustinho Moro, Borges Júnior propõe que o Estado faça um comodato com o município. “Atualmente o Estado contribui com apenas 8% do seu orçamento anual para a saúde pública de Cuiabá”, observou, argumentando que outro problema para o Pronto Socorro está na suspensão do atendimento de emergência do Hospital Regional de Rondonópolis. “Com isso, pacientes de dez municípios da região estão sendo encaminhados para o Pronto Socorro de Cuiabá”.


Ele observa que a questão da saúde pública tem de estar acima de posições partidárias. “O governo municipal e o estadual devem se unir para combater os problemas dessa área. Temos que discutir com maturidade, sem política, pois saúde pública é um tema de interesse da coletividade”. O parlamentar mostrou imagens dos três hospitais e o assunto ganhou apoio dos demais vereadores.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet