Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Governador Silval Barbosa reforça a importância da parceria com a nova presidência da Aprosoja-MT

A continuidade das parcerias entre o Governo do Estado e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foi destaque na posse da nova diretoria da entidade, na noite dessa segunda-feira (12.12), no Cenarium Rural, em Cuiabá. O governador Silval Barbosa participou da solenidade que empossou o produtor rural de Lucas do Rio Verde, Carlos Favaro, – então diretor administrativo – como novo presidente para o biênio 2012/2013.


Com a nova presidência da Aprosoja, Silval Barbosa espera que as parcerias continuem consistentes, dando tranquilidade para alavancar o agronegócio, alcançar um mercado internacional forte e ter todas as condições de pesquisas e avanços tecnológicos. O chefe do Executivo estadual destacou ainda a necessidade de investir na verticalização do setor, para dar mais competitividade ao produtor e ao Estado.

“No último trimestre a presidente Dilma Rousseff teve muito que comemorar com o agronegócio, que correspondeu com quase 4% de todo o crescimento. A exportação está excelente, mas ainda não é o que queremos. O que queremos é agregar valor à produção, industrializar essa riqueza que produzimos. É por isso que o Estado está com uma política de incentivos bem agressiva, para que as indústrias venham a Mato Grosso para fazer a transformação da nossa produção”, afirmou o governador.

Na avaliação de Carlos Favaro, o Governo do Estado tem tomado medidas significativas em defesa do setor, além de defender os interesses dos produtores rurais junto ao Ministério da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento (Mapa). Para os próximos dois anos, o presidente pretende interiorizar ainda mais a entidade e manter um contato mais próximo com o produtor, estimulando a troca de informações.

Em meio a um período de crise internacional, Favaro assume a presidência pedindo aos produtores rurais cautela e dedicação. “É um ano de cautela. Os produtores estão bem adiantados na sua comercialização em níveis satisfatórios, mas o problema é o semestre seguinte. Se a crise se agravar, o que faltará a ser comercializado terá um preço mais baixo, comprometendo o plantio. A orientação é que os produtores tenham cautela, que cuidem das suas lavouras, dediquem-se aos tratos culturais e colham o máximo possível”.

A expectativa do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho, é que os laços entre Estado e Aprosoja beneficiem também os pequenos produtores e a agricultura familiar. “Espero que possamos fazer boas parcerias para consolidar cada vez mais a Aprosoja no Estado e também investir nos pequenos produtores por meio de ações voltadas para a certificação dos produtos de origem vegetal e animal da agricultura familiar e na agroindustrialização, para melhorar a qualidade de vida desses produtores”.

Deixando a presidência da entidade em Mato Grosso, Glauber Silveira, – que está à frente da Aprosoja Brasil para o biênio 2010/2012 – destaca que os próximos dois anos serão de muito empenho para fortalecer os sojicultores do Brasil, não só de Mato Grosso. “Fazer com que haja uma união dos sojicultores de todos os estados para que possamos alcançar aquilo que merecemos, que é uma logística e infraestrutura adequadas, leis consistentes que nos dê segurança para trabalhar, trabalho focado na frente parlamentar”.

Paerticiparam da solenidade de posse o secretário de Estado de Acompanhamento da Logística Inermodal de Transportes, Francisco Vuolo; os deputados federais Carlos Bezerra, Homero Pereira, Wellington Fagundes e Neri Geller; o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e os deputados estaduais Ademir Bruneto, J. Barreto, Ondanir Bortolini (Nininho), Dilmal Dal' Bosco, Araí Fonseca, Luizinho Magalhães, Zeca Viana, Carlos Avalone e demais autoridades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet