Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Deputados vão discutir ampliação da Unemat em Rondonópolis

Com foco na limpeza da pauta para o início do recesso parlamentar, os deputados aprovaram na semana passada, dentre outros projetos, o requerimento 357/2011, para realizar audiência pública na primeira quinzena de março de 2012. Objetivo é discutir a implantação do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso - Unemat, em Rondonópolis, e ampliar a oferta do ensino superior na Região Sul do estado.


A proposta é de autoria dos deputados José Riva (PSD – presidente da Assembleia Legislativa), Sebastião Rezende (PR), Percival Muniz (PPS), J. Barreto (PR), Gilmar Fabris (PSD) e Nininho (PR). Além do governador do Estado Silval Barbosa, serão convidados secretários de Estado, reitor da Unemat, Adriano Silva, prefeitos e vereadores dos municípios que compõem a região, representantes de associações, sindicatos, lideranças estudantis e bancada federal.

Para os deputados é urgente a necessidade de instalação dessa unidade na cidade diante da grande demanda. “É uma oportunidade ímpar para promover a interação entre sociedade e poder público, principalmente com a participação de membros do Executivo e Legislativo, para conhecerem a realidade regional, bem como efetivar ações que promovam uma rápida solução deste antigo problema”, diz trecho do requerimento aprovado no último dia 8.

Defensor ferrenho do fortalecimento da Unemat, como fator para a transformação social, Riva recebeu no início deste semestre, 10 mil assinaturas de apoio à implantação do campus em Rondonópolis, do grupo Pró-Unemat. Objetivo é transformar a cidade num pólo educacional proporcionando aumento do número de jovens ao Ensino Superior.

O presidente destaca que a região cresce aceleradamente com várias empresas se instalando, mas ainda depende, em sua maioria, da mão de obra vinda de outras localidades. A Região Sul é formada por 19 cidades que, juntas, somam 500 mil habitantes. “O pólo de Rondonópolis vai precisar, em breve, de 50 mil novos profissionais na área do agronegócio. É necessário buscar a expansão da Unemat para atender essa demanda”, defende Riva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet