Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Educação

Projeto “Sala de Professor” é implantado na rede municipal

Buscando melhorar a qualidade do ensino ofertado nas unidades municipais de ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) implanta a “Sala de Professor”. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o projeto tem por objetivo transformar a escola em um espaço de formação, integração, organização, planejamento, reflexão e busca de conhecimento. Em datas e horários definidos pelos próprios professores ocorrerão os encontros para troca de ideias e busca de soluções conjuntas para melhorar as práticas pedagógicas dentro das salas de aula.


O secretário titular da pasta, Isac Nassarden, explica que o projeto prima pelo desenvolvimento de uma cultura de formação e de fortalecimento da consciência profissional. “No ‘Sala de Professor’, o educador é colocado no processo de construção de uma escola inclusiva em que o aluno é o sujeito principal da prática pedagógica por ele (educador) aplicada”.

Cada escola deve elaborar um projeto que contenha os pontos a serem trabalhados pela equipe pedagógica durante os estudos coletivos e encaminhar à Smec/VG. Caberá a um dos 53 técnicos da secretaria acompanhar as discussões que serão realizadas pela escola. Entretanto, competirá aos coordenadores pedagógicos, professores coordenadores das áreas de conhecimento ou disciplina e professores que participam da “Sala do Professor” e a comunidade escolar estimular e incentivar os grupos de estudos.

Durante a realização do projeto, os professores poderão, conforme as necessidades observadas, realizar seminários, painéis, mesas-redondas, murais, produzir vídeos e promover palestras. “Tudo sempre pensando na superação das dificuldades coletivas que, por vezes, entravam o processo de ensino-aprendizagem refletindo na qualidade da educação”, completa Isac Nassarden.

Com término previsto para a primeira semana de novembro, as atividades deverão ocorrer dentro do espaço escolar (sala de aula, sala dos professores, sala de vídeo,...) e estar registradas em livro Ata. A carga horária mínima para este ano letivo é de 40 horas e a máxima de 80 horas. A equipe da escola pode utilizar até 50% da hora atividade para realizar os trabalhos da “Sala de Professor”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet