Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Febre amarela: Porto Alegre terá vacina em todos os postos

Desde a semana passada, a Capital é considerada área ampliada de vacinação, devido à morte de dois bugios no município vizinho de Guaíba com a doença.


A secretaria municipal de saúde informou que até agora não há casos da doença registrados em Porto Alegre. O órgão diz que a vacinação é importante principalmente no extremo-sul da capital, nas regiões de Restinga, Lami, Agronomia, Lomba do Pinheiro e Morro Santana.

Além de Porto Alegre, entraram também para a área de risco os municípios de Alvorada, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoa, Charqueada, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sertão Santana, Viamão, Rosário, Dom Pedrito e Piritini.

Além dessas cidades, em outros 272 municípios, que já eram monitorados pela secretaria, a vacinação também é necessária.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde outubro do ano passado, houve 18 casos confirmados da doença em todo o Estado, com sete mortes.

A doença
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, principalmente pelo Aedes aegypti. Se não tratada, pode levar à morte.

Os sintomas iniciais são febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares. Posteriormente, o doente pode apresentar náuseas, vômitos e diarréia.

A doença ocorre na maioria das vezes em zonas rurais e de mata. A principal forma de prevenção é a vacinação. É recomendado que a pessoa seja vacinada pelo menos dez dias antes de viajar à área de risco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet