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Domingo, 28 de abril de 2024

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brt para vlt

Ministério valida VLT e MT é 1º a conseguir mudança

O Ministério das Cidades validou, oficialmente, nesta sexta-feira (13) a 1ª Etapa de seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte, que viabilizará a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande, segundo informou a Secretaria de Comunicação de Mato Grosso (Secom-MT). O estado é o primeiro a conseguir oficializar a mudança do modal de transporte de BRT para VLT, dentro da matriz de responsabilidade


A Caixa Econômica Federal (CEF) aguardava a publicação dessa portaria para fazer o distrato do BRT e concluir o novo contrato de financiamento de R$ 423 milhões, que já estava aprovado para a melhoria do transporte coletivo e agora será redirecionado para o metrô de superfície.

Diante disso, o Governo de Mato Grosso lançará o edital de licitação do VLT, nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Nos próximos dias, o Estado também realizará confirmação da capacidade de endividamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Mato Grosso já tem a autorização para contrair o financiamento de R$ 1,26 bilhão, quantia prevista para implantação do modal.

"A previsão é que todos esses trâmites burocráticos sejam cumpridos na próxima semana, concluindo esta primeira etapa. A importância dessa publicação de hoje é que possibilita dar continuidade e celeridade nos prazos de lançamento do edital para licitação da obra. Graças ao apoio e condução pessoal do governador Silval Barbosa obtivemos êxito em mais esta etapa", destacou o secretário da Secopa, Eder Moraes.

A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões, junto à CEF com recursos do BNDES. A carta-consulta solicitando esse empréstimo já foi protocolada em outubro no agente financeiro. Além do financiamento, o governo de Mato Grosso investirá R$ 110 milhões com recursos próprios, totalizando R$ 1,26 bilhão. Vale ressaltar que o valor efetivo do investimento no modal VLT só será conhecido mediante o processo licitatório.

"A implantação do VLT redesenhará o tráfego nas principais avenidas de Cuiabá e de Várzea Grande (VG) e proporcionará melhor eficiência e segurança no trânsito das duas maiores cidades mato-grossenses, gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos", ressaltou o governador Silval Barbosa.

Modal

O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó–Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

As informações são da assessoria.

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