Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Silval e CEF assinam distrato do BRT para concluir contrato do VLT

Governador Silval Barbosa na assinatura do destrato do BRT, com o vice-governador Chico Daltro, o secretário da Secopa, Éder Moraes e os gerentes regionais da CEF, Marli Fátima Ferreira e Manoel Tereza


A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Governo de Mato Grosso assinaram na tarde desta sexta-feira (13.01) o distrato do BRT que vai possibilitar a conclusão do novo contrato de financiamento de R$ 423 milhões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Este recurso já estava aprovado para a melhoria do transporte coletivo e agora será redirecionado para o metrô de superfície.

De acordo com a gerente regional de governo da Caixa Econômica, Marli de Fátima Ferreira Lima, a assinatura só foi possível depois da publicação no Diário Oficial pelo ministério das cidades na Portaria 22/2012, que valida a 1ª etapa de seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte, que viabilizará a implantação do VLT. “Neste momento podemos fazer o distrato do contrato existente onde a Caixa financiava o BRT. Agora vamos trabalhar na concessão do VLT”, explicou.

A gerente explica ainda que o próximo passo será a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que garantirá o endividamento do Estado para estes créditos. “Acreditamos que o processo mais demorado já passou. Enquanto esperamos a autorização nós estamos trabalhando na contratação desta operação de crédito com recursos do FGTS”, afirmou.

A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões, junto à CEF, com recursos do BNDES. A carta-consulta solicitando esse empréstimo já foi protocolada em outubro no agente financeiro. O valor efetivo do investimento no modal VLT só será conhecido mediante o processo licitatório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet