Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

repasses

Silval diz que lamenta iniciativa de presidente da AMM

26 Jan 2012 - 14:47

Da Editoria - Marcos Coutinho/Da Redação - Julia Munhoz

O governador Silval Barbosa (PMDB) lamentou a ‘iniciativa’ intempestiva do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá, de acionar o Estado para obter informações do valor adicionado (VA) do ICMS e a cobrança dos repasses para o setor de saúde das prefeituras.


“Ele (Meraldo) nunca nos procurou institucionalmente para estabelecer um diálogo franco e aberto. Lamento essa atitude, porque este governo estará sempre aberto ao diálogo”, garantiu Silval Barbosa, durante entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Meraldo afirmou que o Estado não estaria honrando seus repasses à Saúde nos municípios desde o último mês de agosto. De acordo com a denúncia, o montante acumulado que deixou de ser repassado às prefeituras de Mato Grosso é de pelo menos R$ 30 milhões.

Para o Olhar Direto, Silval disse que já determinou o levantamento da suposta dívida do Estado com os municípios para definir o calendário de pagamento. O problema, pondera o governador, é que muitas prefeituras estavam inadimplentes e não poderiam receber recursos da administração estadual.

“Vamos honrar o compromisso com todos os municípios de Mato Grosso, após uma avaliação criteriosa dos créditos”, asseverou o peemedebista.

Com relação à saúde nos municípios, o setor estaria sendo mantido, segundo o presidente da AMM, apenas pelos repasses federais – que se mantêm regularizados para os programas nos quais participa, como o de Saúde da Família (PSF). Mas há alguns municípios em situação até pior, com atraso no repasse estadual desde junho, o que inviabiliza a manutenção de áreas essenciais como a farmácia básica e os acompanhamentos de diabetes e hipertensão.

Leia:

Estado deixa de passar R$ 30 mi aos municípios em cinco meses

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet