Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Política MT

regularização

MDA autoriza certificação nas glebas Cristalino e Maiká

31 Jan 2012 - 19:05

De Brasília - Marcos Coutinho e Vinícius Tavares

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concordou em autorizar o governo do Estado a fazer a certificação e o georeferenciamento das glebas Cristalino e Maiká, no norte de Mato Grosso. A anuência foi concedida nesta terça-feira (31), em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).


A informação foi repassada pelo procurador geral do Estado, Jenz Prochnow, e pelo procurador adjunto Rogério Gallo, que está em Brasília justamente para resolver este impasse.

Segundo o procurador adjunto da PGE, o próximo passo será realizar a regularização fundiária na região. Terão direito aqueles que possuírem o título de propriedade da terra. A execução vai depender de assinatura por parte do governador Silval Barbosa e do ministro Afonso Florence.

As glebas Maiká e Cristalino/Divisa pertenciam à União e foram repassadas ao Estado no ano passado por meio de decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff. As terras estão ocupadas há mais de 30 anos e desde então vinham sendo reivindicadas pelo governo de Mato Grosso para a regularização de assentamentos, que hoje já se transformaram em cidades.

As duas áreas totalizam cerca de dois milhões de hectares, sendo 400 mil hectares na gleba Cristalino e outros 1,6 milhão de hectares na gleba Maiká. A maioria desses assentamentos acabou originando vários municípios do Norte de Mato Grosso, entre os quais Marcelândia, Novo Mundo, União do Sul, Paranaíta, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet