Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

utilidade publica

Estado oferece acesso ao projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde

Estado oferece acesso ao projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irão executar o Projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde. O projeto, que é uma parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), tem como objetivo promover a identificação e correção de problemas visuais dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado, dos alunos matriculados na rede pública de Ensino Fundamental (1ª A 8ª series), e da população com idade igual ou superior a 60 anos.


Da 2ª quinzena de Maio deste ano, até o final de Julho, serão atendidos os alunos do Programa Brasil Alfabetizado, com prioridade, com acesso a exames oftalmológicos e cessão de óculos, quando necessário. Num segundo momento serão atendidos, com os mesmos serviços, os alunos matriculados na rede pública do Ensino Fundamental e os membros da população com idade igual ou superior a 60 anos.

De acordo com a portaria nº 33 de 23 de janeiro de 2008, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação, são as encarregadas da execução do projeto no Estado de Mato Grosso. A SES irá dispor de profissionais para realização dos exames e pedidos dos óculos e a Seduc ficará encarregada de catalogar as pessoas com necessidades de exame, além do transporte e acomodações para os alfabetizandos que necessitarem desse auxílio.

Segundo a coordenadora Estadual da SES, Cleidi Eliane de Souza, a prioridade para as pessoas provenientes do Programa Brasil Alfabetizado é justificável. “Essas pessoas estão iniciando o processo de alfabetização e problemas oculares podem torná-las mais propícias a cair na evasão escolar. Elas são, na maioria, pessoas adultas que tem seus afazeres durante o dia e se ainda tiverem problemas relacionados à visão que dificulte o bom aproveitamento das aulas noturnas certamente estarão mais suscetíveis a abandonar a escola”, disse Cleidi Eliane.

Serão oferecidos três tipos de armações de óculos para os beneficiados pelo programa e os atendimentos serão realizados por pólos previamente já estabelecidos nos municípios de Pontes e Lacerda com atendimento agendado de 456 pacientes, Juína com 343 pacientes, Várzea Grande 482 pacientes, Água Boa 235 pacientes, Canarana 49 pacientes, Sorriso 206 pacientes, Barra do Garças 123 pacientes, Cáceres 888 pacientes, Colíder 25 pacientes, Rondonópolis 1325 pacientes, Juara 40 pacientes, Nova Olímpia 243 pacientes, Cuiabá 1865 pacientes. Todos os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feita em horário comercial.

O agendamento e deslocamento dos beneficiados até o local de atendimento será feito pela Seduc em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação com a possibilidade, se houver necessidade, de deslocar os profissionais médicos ate o local de melhor acesso para os beneficiados.

Na primeira etapa serão contemplados 41 municípios que previamente realizaram o cadastramento e participam do Programa Brasil Alfabetizado. A Coordenadora ressaltou que para os municípios de Gestão Plena, que não fizeram a adesão ao projeto, mas têm interesse em fazê-lo, o acesso é direto com o Ministério da Saúde. Já os municípios que não possuem gestão plena podem entrar em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que, juntamente com os técnicos, seja feita a adesão ao projeto. Maiores informações podem ser obtidas através do email: olharbrasil@saude.gov.br ou através do site www.saude.gov.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet