Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PT e PSB discutem composição para os municípios de MT

As direções estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido dos Trabalhadores (PT) reúnem-se na segunda-feira (13), às 14 horas, na sede do diretório dos petistas.


O presidente do PSB de Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), se encontrará com o presidente do PT, Willian Sampaio. A reunião é uma retribuição da visita feita pelo petista a Valtenir no fim do ano passado.

“Vamos reunir para fazer o mapeamento eleitoral e ver a possibilidade de alianças no maior número possível de municípios em Mato Grosso”, conta Valtenir.

Já Willian afirma que o PSB tem “crescentemente aumentado sua importância no Brasil e em Mato Grosso”. “Nessa trajetória de crescimento foi muito comum a parceria dos dois partidos. O diálogo para 2012 é o caminho natural”.

O PT tem organização por diretórios em todos os municípios do Estado. A sigla tem 56 pré-candidatos e 7 dos 12 atuais prefeitos com mandato irão à reeleição.

Por outro lado, o PSB também está organizado em todas as cidades de Mato Grosso. Valtenir diz que o partido tem cerca de 80 pré-candidatos a prefeito. E a meta é eleger 40 prefeitos e vice-prefeitos na sucessão 2012 e 240 vereadores. Em Cuiabá, o PSB tem como pré-candidato o empresário Mauro Mendes.

Histórico

Valtenir argumenta que um dos motivos para a aliança das duas siglas em Mato Grosso é o fato de o PSB e o PT serem aliados em 10 dos 11 Estados e unidades da federação onde os partidos governam. A única exceção é o Estado da Paraíba, onde o governador Ricardo Coutinho (PSB) não conta com aliança administrativa do PT.

Nos demais, Pernambuco, com o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, a sigla tem apoio irrestrito do PT. A aliança de gestão dos dois partidos nos governos do PSB se repete no Amapá (Camilo Capiberibe), Piauí (Wilson Martins), Ceará (Cid Gomes) e Espírito Santo (Renato Casagrande).

Já os petistas têm apoio do PSB no Rio Grande do Sul (Tarso Genro), Bahia (Jaques Wagner), Distrito Federal (Agnelo Queiroz), Sergipe (Marcelo Déda) e Acre (Tião Viana).

O PT e o PSB são parceiros históricos em processo eleitorais. Tanto que na primeira campanha do ex-presidente Lula à Presidência, seu candidato à vice foi o socialista José Paulo Bisol (RS). “O PSB e o PT sempre estiveram na mesma linha programática e defesa de projetos sociais”, defende Valtenir.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet