Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Desembargador e Grão Mestre são denunciados por crime ambiental

O ex-presidente do Tribunal de Justiça. Desembargador José Ferreira Leite e o Grão Mestre da Maçonaria, Evandro Xavier Braga estão sendo processos por crime ambiental no que se refere a construção da sede da loja maçônica “Grande Oriente de Mato Grosso”, localizada na avenida Rubens de Mendonça (CPA). 


O promotor Gerson Barbosa, da 17ª. Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, ingressou com uma ação civil pública pela prática de desmatamento durante as obras de construção e ainda teria construído um poço artesiano, na área de preservação, drenando e aterrando a nascendo do córrego do Barbado. 

O desembargador Ferreira Leite é ex-Grão Mestre da Maçonaria e as obras teriam sido realizadas durante sua gestão. No entanto, o promotor argumenta que o atual gestor, Xavier Braga, “nenhuma providência tomou para a reparação”, conforme consta da denúncia. 

O promotor detalha que, a construção do estacionamento, por exemplo, foi feito com aterramento e impermeabilização altamente impactantes ao meio ambiente o que poderá causar erosões e desbarrancamentos. Além disso, estaria poluindo o córrego, “ao lançar efluentes na rede pluvial sem a coloração e tratamento”. 

Dessa forma o promotor requer que a desobstrução, recuperação e recomposição da área de preservação da área de preservação permanente e da nascente, com a retirada do poço artesiano e as demais construções, além de indenização por dano moral e material.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet