Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Pacientes internados no Rio com nova gripe passam bem

Os dois pacientes internados com a nova gripe no Hospital do Fundão, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, passam bem, segundo boletim divulgado na manhã deste domingo (10).


O primeiro paciente que teve o caso confirmado está em excelente estado geral e ficará internado até acabar o período de dez dias. Ele está no sétimo dia de internação.

O segundo paciente que teve o caso de gripe influenza A confirmado no Rio apresentou sintomas mais graves do que o amigo. Segundo o boletim, ele está no sexto dia de internação e não tem febre há 24 horas. Ele está em tratamento e evoluiu com melhoras dos sinais e sintomas respiratórios.

Mãe aguarda resultado dos exames

A mãe do segundo jovem também foi internada no sábado (9) com sintomas da doença. Mas segundo o diretor do hospital, Alexandre Cardoso, ainda não há confirmação de que ela também esteja com a doença. Seu quadro é estável e os médicos seguem aguardando o resultado dos exames.

Segundo a Drª. Regina Barbosa Moreira, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, o segundo jovem internado apresentou sintomas de pneumonia viral. É o 1º caso de transmissão de pessoa para pessoa no país.

Segundo o Ministério da Saúde, o amigo teve contato com o paciente no último dia 3. Na terça (5), ele já apresentava os sintomas, e no dia seguinte, ele foi internado no Hospital do Fundão.

Os jovens e a mãe estão em quartos especiais, que têm duas portas de acesso. A segunda só é aberta depois que a primeira se fecha, para evitar a circulação do vírus. Dentro, há um ar-condicionado individual e um filtro que limpa o ar. Além do telefone, os pacientes têm acesso a uma televisão.

Pai está sendo monitorado em casa

Na manhã do sábado (9), o G1 falou pelo telefone com o pai e o jovem internado.

"A minha mulher está com sintomas. Ela está sentindo febre. Ela foi internada também no Fundão, foi internada hoje (sábado)", afirmou o marido da paciente, que também está sendo monitorado em casa. Até o momento, ele não apresentou nenhum sintoma da doença.

O pai do rapaz falou também que o filho já está melhor. Ele disse que a mulher foi a pessoa que teve mais contato com o filho e que começou a apresentar os sintomas durante a madrugada.

Amigos beberam no mesmo copo

O amigo disse que os dois estão em quartos que ficam lado a lado e se falam sempre pelo telefone. Ele contou que acha que pode ter sido contaminado com a gripe na hora em que deu um gole no copo em que o amigo estava bebendo cerveja.

"Encontrei com ele no domingo à noite numa boate na Ilha do Governador. Depois do jogo do Flamengo a gente foi para a boate, ficamos lá de 9h (21h) até às 3h. Tava cheio, tinha bastante gente. Bebemos no mesmo copo, eu acho que foi isso que contaminou. Eu fui pra casa normalmente, ele foi pra dele", contou.

E completou: "Segunda à noite eu comecei a ter tosse e espirro, um resfriado normal. Até então, tudo bem. Não sabia do meu amigo. Terça-feira comecei a sentir fraqueza do corpo. Fiquei sabendo que meu amigo tinha sido internado, que ele estava doente. Fiquei meio preocupado. Quarta de manhã acordei com 39 de febre. Aí eu fiquei preocupado. Vim pro Fundão direto e me trouxeram para o quarto".

Segundo ele, o quarto onde está é bom, tem cama, televisão, ar condicionado e um filtro de ar. "A médica vem aqui umas quatro vezes, a enfermeira vem direto, toda hora mede minha temperatura, o pulso. A assistência está sendo boa", disse.

No balanço deste sábado, o Ministério da Saúde informou que, além dos dois casos confirmados no Rio, uma pessoa está sob suspeita da nova gripe e duas estão sendo monitoradas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet