Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Eleições UFMT

Oposição quer impugnar candidatura à reeleição de reitora Maria Lúcia

A comissão eleitoral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprecia na manhã desta terça-feira (06) pedido de impugnação à candidatura da atual reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, que busca a reeleição para o cargo. O pedido é embasado em denúncia de que Cavalli iniciou sua campanha antes do tempo e foi apresentado pela chapa do professor Edinaldo Castro, que pela primeira vez concorre ao posto de reitor.


De acordo com o professor, a atual reitora lançou sua candidatura antes do período oficial de campanha na UFMT, em ato realizado no Centro Cultural do campus de Cuiabá no dia 27 fevereiro. A época era ainda de inscrição das chapas. “Em sendo assim, o lançamento antecipado da chapa caracteriza campanha antecipada”, sustenta.

No pedido de impugnação, Edinaldo menciona inclusive um vídeo postado no portal Youtube no dia 29 de fevereiro (confira aqui). “A reitora montou um vídeo bastante profissional e soltou antes da campanha. A regra é muito clara”.

“No vídeo, a própria candidata presta depoimento, assim como diversos professores e estudantes técnicos, defendendo a reeleição, citando o nome da chapa ‘A UFMT é você, somos todos nós’, além de constar legenda contendo os nomes dos integrantes da referida chapa com os respectivos cargos a que pretendem concorrer, ‘Maria Lúcia Cavalli Neder - Para Reitora’ e ‘João Carlos de Souza Maia - Para Vice-Reitor’”, registra a peça protocolada na comissão eleitoral, que ainda aponta o uso indevido do símbolo da UFMT no vídeo da reitora.

A reportagem do Olhar Direto tentou durante a tarde desta segunda-feira (05) entrar em contato com a reitora, mas sem sucesso.

Pleito

Três chapas se inscreveram para a eleição do novo reitor da UFMT. Além da chapa da reitora Maria Lúcia Cavalli Neder e do professor Edinaldo Castro, do Departamento de Química, foi registrada a chapa do professor e ex-reitor Fernando Nogueira, da Engenharia Elétrica.

De acordo com a comissão eleitoral, a votação está marcada para o dia 18 de abril. Nesta terça-feira a mesma comissão sorteia os números que identificarão cada chapa durante a campanha.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet